O preço médio do diesel nos postos do Brasil subiu levemente na semana passada, após cinco quedas consecutivas, na primeira alta semanal desde a instituição de um programa de subsídios do governo federal a produtores como a Petrobras e importadores.
O valor médio do diesel nos postos brasileiros atingiu 3,388 reais por litro na semana encerrada em 14 de julho, alta de 0,1 por cento ante a semana anterior, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicados no site da autarquia entre terça-feira e esta quarta-feira.
O pequeno avanço no preço ocorreu mesmo diante dos esforços do governo, que incluiu redução de tributos, para diminuir os valores e para atender demandas de caminhoneiros, após uma paralisação histórica de rodovias em maio contra a alta dos custos do combustível.
A pesquisa semanal da ANP não traz comentários sobre as variações de preços. Não foi possível falar imediatamente com um representante do governo sobre o aumento no preço do diesel.
Estipulados
Para serem ressarcidos em até 30 centavos de real por litro pela União, conforme o programa de subsídio, produtores e importadores têm que congelar os seus preços de comercialização do diesel em valores estipulados pelo governo federal.
Um total de 31 companhias, incluindo a Petrobras, inscreveram-se para participar da segunda fase do programa de subsídios ao diesel, em vigor entre 8 de junho e o fim de julho, informou a ANP anteriormente.
O objetivo do governo é que as empresas reduzam seus preços, sem que sejam prejudicadas financeiramente.