Em todos os rincões do mundo e em todas as eras da história, o ser humano procura a felicidade e parece que quanto mais busca, menos vivencia este sentimento. Por quê? Será possível senti-la em que qualquer circunstância? A felicidade é natural ou podemos desenvolve-la?
Neste dia 20 de março, Dia Internacional da Felicidade, data instituída pelas Nações Unidas, Nova Acrópole, escola de filosofia que promove cultura e pratica voluntariado, indica trilhas de diálogos e produções artísticas sobre o assunto.
Profa. Lúcia Helena Galvão, filósofa e professora voluntária da Nova Acrópole, afirma que felicidade acontece quando o ser humano não vive apenas por uma mera sobrevivência prazerosa, mas por um propósito maior que ele mesmo, sendo fator de soma para outros seres. Comentando o filme Dias Perfeitos, de Wim Wenders (2024), por exemplo, ela traz dicas práticas de Como Viver Um dia Feliz.
Já a professora Kelly Aguiar fala sobre dois autores de diferentes períodos para aprofundar sobre o tema. Na palestra Sêneca e sua vida feliz e simples, filósofo que viveu entre 4. a.C e 65 d.C, ela traz a reflexão que são mais felizes aqueles que fazem bom uso do tempo que lhes foi dado. “Tempo é vida”, diz. Outra obra comentada é “Felicidade: a prática do bem-estar” baseada no livro do monge budista contemporâneo Matthieu Ricard. Na apresentação intitulada “Sukha: Felicidade genuína e duradoura”, Kelly sintetiza que felicidade é um estado criativo que pede coragem para sair de emoções aflitivas, estar com a mente lúcida e em estado de presença e bondade.
Ciência e Arte na trilha da Felicidade
Para celebrar o Dia Internacional da Felicidade, todos os conteúdos sobre o tema na plataforma de streaming AcropolePlay estarão gratuitamente abertos até o final do mês de março. O documentário Além da alegria: o que é felicidade? , por exemplo, traz desde o impacto da 9º Sinfonia de Beethoven inspirado na poesia Ode à Alegria de Friedrich Schiller narradas pelo professor de apreciação artística Leandro Aguiar, até dados de pesquisas científicas comentadas pelo médico e filósofo Luiz Fernando Vieira explicando a conexão da busca da Unidade com a felicidade e o sentido de vida e os efeitos de três aspectos dos sentimentos: alegria, felicidade e glória.
Na Série Arte para o Dia a Dia, a expressão sobre a felicidade está nas peças declamadas A Arte de ser Feliz, de Cecília Meirelles, Saber Viver, de Cora Coralina, Alegra-te, de Amado Nervo e O Maior Prêmio, de Gerson Miranda.
E no primeiro capítulo da série sobre o Estoicismo, o prof. José Henrique Fonseca explica sobre a linha de pensamento que ensina a buscar a paz e encontrar a felicidade praticando a autarquia, a responsabilidade e a liberdade de não depender de nada e nem de ninguém para ser feliz.
“Aquele que busca generosamente proporcionar felicidade aos demais, cria-a para si mesmo. O estado mais alto da felicidade é aquele onde a consciência é universal, livre como o vento”, escreveu o filósofo indiano Sri Ram.
Esta trilha de produções sobre a Felicidade pode ser acessada na plataforma de streaming AcropolePlay gratuitamente nesta temporada pelo link https://www.acropoleplay.com/
Felicidade para Todos
Outra dica da semana é a Conferência Internacional Felicidade para Todos 2025 que acontece dia 22 de março, das 9h às 17h, em Brasília e está com inscrições abertas também para quem não reside na Capital Federal. Estão confirmadas as presenças de duas professoras de Filosofia para Viver da Nova Acrópole.
A Profa. Lúcia Helena Galvão trará os ensinamentos de grandes filósofos, como um chamado à ação para aqueles que desejam viver de forma mais consciente e alinhada ao que realmente importa. “Felicidade, o que pensam os filósofos?” será o tema de sua abordagem . Ela explica a banalização da palavra Felicidade nos últimos tempos e resgata sua origem como a ideia presente em várias tradições de “mais dar do que receber”.
“É possível ser feliz agora” é o título da apresentação da também professora voluntária de Filosofia da Nova Acrópole Isabela Galvão. Ela esteve em 2024 no Butão para conhecer melhor sobre o país da Felicidade Interna Bruta ((FIB) e compartilha reflexões para aqueles que estão esperando “o momento certo” para ser feliz.
Serviço:
Acessar gratuitamente conteúdos virtuais sobre felicidade: https://www.
Conferência Internacional sobre felicidade: https://www.