Informação é com a gente!

23 de março de 2026

Informação é com a gente!

23 de março de 2026

Dia da Vacina BCG: Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização que protege por toda a vida

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforça a importância da vacina BCG, fundamental na proteção contra formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar – especialmente em crianças pequenas.

De janeiro até o início de junho deste ano, 2.140 doses da vacina BCG já foram aplicadas em recém-nascidos e crianças no município, demonstrando o compromisso contínuo da rede de saúde com a prevenção de doenças e o cuidado com a primeira infância.

A vacina BCG é indicada para todos os recém-nascidos, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Caso a aplicação não ocorra logo após o parto, é possível vacinar até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, mediante avaliação da necessidade.

Rotina – Em Porto Velho, todos os bebês que nascem nas maternidades municipal e estadual recebem a vacina BCG ainda nas primeiras horas de vida, como parte da rotina hospitalar. Isso garante proteção precoce e contribui para a ampla cobertura vacinal da população infantil.

Além disso, para atender a demandas específicas, como crianças nascidas em maternidades particulares ou fora do município, a vacina também é oferecida em dias específicos:

Maternidade – Atende também a bebês da rede privada às segundas e quintas-feiras, das 8h às 12h.

A aplicação é centralizada nesses dias e locais devido à forma de apresentação da vacina: os frascos contêm 25 doses e, uma vez abertos, têm validade de apenas seis horas. Essa medida evita desperdício de doses e garante que não falte vacina para quem precisa.

Organização e compromisso – De acordo com a coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, a estratégia de centralização é essencial para garantir a qualidade do serviço. “A BCG é uma vacina que vem em frascos multidoses. Após abertos, esses frascos só podem ser utilizados por até seis horas. Por isso, concentramos a aplicação em dias e locais específicos, evitando desperdícios e assegurando que todas as crianças que procurarem o serviço recebam a vacina com segurança e dentro do prazo ideal”, diz Elizeth.

 

Por que a BCG é tão importante?

A BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é uma das primeiras vacinas que o bebê recebe. Ela previne formas graves de tuberculose, doença que ainda representa um desafio de saúde pública em várias partes do mundo. Embora não impeça totalmente a infecção, a vacina reduz de forma significativa o risco de complicações sérias da doença, como a tuberculose miliar (disseminada) e a meningite tuberculosa, que podem ser fatais.

A vacinação é um dos pilares da saúde pública, e garantir a aplicação da BCG é um passo essencial para proteger nossas crianças desde o nascimento. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamado aos pais e responsáveis: não deixem de vacinar seus filhos.

Página inicial / Porto Velho / Dia da Vacina BCG: Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização que protege por toda a vida