Informação é com a gente!

01 de abril de 2026

Informação é com a gente!

01 de abril de 2026

Dia da Mentira em Rondônia: das ‘fake news’ de Rondon ao ouro de Vilhena

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

01/04/2026
Publicação legal: Termo de homologação n° 01 – IPAM-SCL
19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação

Mitos sobre Cândido Rondon, tesouros escondidos e as primeiras notícias falsas da história regional.

Quando se fala em 1º de abril, o Dia da Mentira, a memória do brasileiro costuma vagar pelos corredores da política — um cenário onde a realidade frequentemente supera a ficção. No entanto, a “arte” de omitir ou florear fatos não é exclusividade dos palanques contemporâneos; ela está impregnada nos livros escolares e em telas famosas que moldaram nossa identidade nacional.

Trazendo a lupa para o cenário regional, o próprio patrono do estado de Rondônia não escapa das imprecisões históricas. O nome de batismo de Rondon era Cândido Mariano da Silva. O “Rondon” foi um nome de guerra adotado posteriormente em homenagem à genealogia de sua mãe, mas nunca constou oficialmente em seu sobrenome original.

Na década de 1970, Vilhena (Sul de Rondônia) foi cenário de uma das lendas mais curiosas da região: o suposto “Tesouro de Rondon”. Dizia-se que a Comissão Rondon havia enterrado toneladas de ouro nas proximidades do Posto Telegráfico Álvaro Vilhena (a Casa de Rondon). “Eu era criança no final dos anos 70 e ia lá cavoucar. As histórias variavam de 6 quilos a 6 toneladas de ouro”, recorda o comerciante Luiz Basílio, ex-proprietário do Cine São Luiz.

O Dia da Mentira: da Independência às fake news históricas de Rondônia
General Cândido da Silva Rondon; obra de barro do escultor Bruno Souza. Foto: Divulgação

Seja por estratégia militar, ufanismo histórico ou promessas de amor, o 1º de abril nos lembra que a verdade, muitas vezes, é apenas uma questão de perspectiva. A tradição de pregar peças surgiu no século XVI, na França, e ganhou força no Brasil em 1828 com a publicação de uma falsa notícia sobre a morte de Dom Pedro I.

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / JotaÓ escreve / Dia da Mentira em Rondônia: das ‘fake news’ de Rondon ao ouro de Vilhena