O Dia D de vacinação contra a raiva animal será realizado no dia 15, das 8h às 17h, em 107 postos de imunização espalhados por toda Porto Velho.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade. É importante levar a carteirinha de vacina do pet, mas caso não tenha, mesmo assim o animal será vacinado e uma nova carteirinha será emitida.
Edson Cruz, biólogo e gerente da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a raiva é uma doença muito perigosa e sua letalidade nos animais é 100% é quase 100% em humanos, por isso a importância de manter os animais de estimação vacinados.
Ainda conforme o gerente da DCZADS, cães e gatos são possíveis fontes de infecção para o homem, após se infectar através de contatos com animais silvestres. “O ciclo da doença se mantém na floresta porque a gente não tem como vacinar todos os animais que vivem ali. O ciclo aéreo também, por meio dos morcegos. O importante é manter cães e gatos sempre vacinados”, enfatizou.
Pontos fixos
Para quem não conseguir vacinar os bichinhos até o dia 15, vale lembrar que a vacina é fornecida o ano todo pela DCZADS, na Av. Mamoré, 1.120, no bairro Cascalheira, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A Semusa também disponibiliza um trailer no Parque Circuito, na avenida Lauro Sodré, 2983, no bairro Nacional, que funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, onde os animais podem ser imunizados contra a raiva.
Em casa
Para as ONGs e pessoas que têm 10 ou mais animais, a Prefeitura disponibiliza a vacinação domiciliar. Basta ligar ou enviar mensagem via WhatsApp, (69) 98473-6712 e fazer o agendamento, informar a quantidade de animais e o endereço completo.