Informação é com a gente!

15 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

15 de fevereiro de 2026

Detran-RO reforça importância de respeitar a legislação de trânsito em casos de travessia em faixas de pedestres 

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

Pedestres devem aguardar o sinal fechar para os veículos antes de iniciar a travessia

Com base no tema da campanha promovida nacionalmente neste ano “Desacelere, seu bem maior é a vida”, que busca a conscientização da sociedade para reduzir sinistros e lesões no trânsito. O governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) reforça à população a importância de respeitar a legislação em casos de travessia em faixas de pedestres localizadas em vias semaforizadas. A norma estabelece que a pessoa deve aguardar o sinal fechar para os veículos — de verde para vermelho — antes de iniciar a travessia, garantindo maior segurança para todos.

De acordo com o artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cabe ao pedestre observar a sinalização semafórica, atravessando somente quando o sinal estiver vermelho para os veículos. Já os motoristas, além de respeitar o semáforo, devem dar prioridade ao pedestre que já iniciou a travessia, mesmo que o sinal esteja verde para o tráfego de automóveis.

Na prática, isso significa que, se o semáforo estiver verde para o condutor e um pedestre já estiver na faixa, o motorista deve esperar a travessia ser concluída. Quando o sinal estiver vermelho para os veículos, a prioridade é do pedestre que pode realizar a passagem de maneira segura. Inclusive, há semáforos que também possuem os sinais para os pedestres, representados por bonecos que ficam verdes e vermelhos.

TRABALHO NAS RUAS

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, o Detran-RO está todos os dias nas ruas, promovendo campanhas educativas e orientando motoristas e pedestres. “O objtivo é levar conscientização e reforçar a importância da responsabilidade de cada um no trânsito,” ressaltou.

O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Welton Roney destaca que “com essas medidas e orientações, o Detran-RO reforça o papel da população no cumprimento das regras e no cuidado coletivo, em busca de um trânsito mais seguro”.

O post Detran-RO reforça importância de respeitar a legislação de trânsito em casos de travessia em faixas de pedestres  apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Página inicial / Rondônia / Detran-RO reforça importância de respeitar a legislação de trânsito em casos de travessia em faixas de pedestres