Essa é a 19ª fuga registrada no local. Pelo menos sete presos conseguiram escapar. Centro de Ressocialização de Ariquemes
Rinaldo Moreira/G1
Nesta sexta-feira (18) uma fuga foi registrada no Centro de Ressocialização de Ariquemes (RO). Pelo menos sete detentos conseguiram escapar da unidade de acordo com o Sindicato dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos do Estado de Rondônia (Singeperon).
Durante a manhã, aproximadamente 50 presos estavam no banho de sol em uma área de 40 m². No local há uma grade que os detentos forçaram, cederam as barras de ferro e conseguiram chegar até o pátio do Centro de Ressocialização.
Após isso os policiais penais interceptaram a ação, mas pelo menos sete detentos conseguiram fugir.
“Essa fuga foi bem diferente de todas as outras porque foi no período diurno e no horário de banho de sol. Geralmente as fugas acontecem no período da madrugada quando os presidiários serram as grades e pulam os alambrados. Se não fosse a ação rápida dos policiais penais aproximadamente 50 presos poderiam ter fugido”, informou Clebis Dias, representante do Singeperon.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta sobre a recaptura dos foragidos.
Com histórico de fugas e denúncias de tortura, presídio de Ariquemes tem 307% de superlotação
Inaugurado há pouco mais de três anos, o Centro de Ressocialização de Ariquemes já acumula um extenso histórico de fugas e superlotação. Com 198 vagas no projeto, na mesma semana da inauguração, o presídio já foi ocupado por mais de 400 presos.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia
