Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Desmatamento na Amazônia colombiana cai 25% até setembro

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

A Amazônia colombiana apresentou uma redução significativa de 25% no desmatamento acumulado entre janeiro e setembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O levantamento, divulgado pelo Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (Ideam), estima que 36.280 hectares foram desmatados, contra 48.500 hectares no ano anterior.

Os meses de janeiro e fevereiro registraram as maiores áreas desmatadas (14.250 e 9.503 hectares, respectivamente), enquanto maio apresentou o menor impacto, com apenas 54 hectares. Essa variação reflete tanto as estações do ano quanto as ações de controle e contenção implementadas no território.

amazônia
Rio Putumayo, na Colômbia. Foto: Daniel Acosta/Pixabay

A maior parte do desmatamento se concentrou em quatro departamentos: Meta e Caquetá (31% cada), Guaviare (24%) e Putumayo (12%). Meta, Caquetá e Guaviare registraram as maiores reduções, mas Putumayo apresentou um aumento preocupante, ressaltando a necessidade de estratégias específicas.

O governo colombiano tem fortalecido iniciativas de restauração ecológica, envolvimento de gestores ambientais, acordos de conservação voluntária, promoção de cadeias produtivas sustentáveis e apoio a famílias por meio do programa Conservar Paga. Apesar dos avanços, o relatório alerta para a persistência de pressões, principalmente no arco noroeste da Amazônia colombiana, com focos em Guaviare, Meta, Caquetá e Putumayo.

As principais causas do desmatamento continuam sendo a conversão de terras para pastagem, a expansão da pecuária, a infraestrutura rodoviária inadequada e, em Putumayo, o cultivo de drogas ilícitas. O governo apela à responsabilidade compartilhada para proteger as florestas e garantir a justiça ambiental.

*Com informações do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / Meio Ambiente / Desmatamento na Amazônia colombiana cai 25% até setembro