Dados de satélite comparam período de janeiro a abril dos últimos anos
Ouvir:
O desmatamento no Cerrado aumentou no período de janeiro a abril de 2023, segundo dados do Inpe. O Cerrado registrou o maior desmatamento dos últimos cinco anos, alcançando 2.133 km². Na Amazônia, a área perdida foi de 1.132,45 km², um número menor do que o ano passado, mas ainda equivalente ao desmatamento de 2021 e 2020.
Alerta
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) destaca a importância do Deter para combater o desmatamento ilegal e afirma que analisará os alertas identificados. O MMA determinou a verificação das autorizações emitidas e a ação imediata do Ibama para autuar e embargar áreas desmatadas sem autorização.
Repercussão
O WWF-Brasil vê os números da Amazônia como um sinal positivo, mas alerta que ainda é cedo para falar em tendência de queda no desmatamento. Quanto ao Cerrado, a situação é alarmante, com 80% dos alertas de desmatamento ocorrendo na região do Matopiba, uma das grandes frentes de destruição de biomas do mundo.
O MMA informa que houve aumento de embargos e apreensões de produtos oriundos de infrações ambientais. Em maio, será concluída a nova fase do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, e em julho, o MMA iniciará a atualização do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento no Cerrado.











