Desempenho Histórico do Judô Brasileiro nos Pan-Americanos do Chile

peixe-post-madeirao-48x48

Desempenho Histórico do Judô Brasileiro nos Pan-Americanos do Chile

peixe-post-madeirao

Conquista de 15 medalhas marca a melhor participação do Brasil na modalidade

A equipe brasileira de judô está fazendo história em Santiago, no Chile, durante os Jogos Pan-Americanos. A segunda-feira (30) foi um dia dourado para o Brasil, com Samanta Soares conquistando o ouro na categoria 78kg, Rafael Macedo ganhando a prata nos 90kg, e Kayo Santos (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg) levando o bronze para casa.

Com essas vitórias recentes, o Time Brasil atingiu a marca expressiva de 15 medalhas na capital chilena, desbancando o recorde anterior de 13 medalhas obtidas em Guadalajara 2011. Agora, o quadro de medalhas do Brasil conta com sete ouros, duas pratas e seis bronzes, e ainda há esperança de aumentar essa conta com a competição de equipes mistas programada para a próxima terça-feira (31).

“Nunca tinha lutado num ginásio com as pessoas chamando o meu nome [como na final], gritaria. E, ao mesmo tempo em que você quer focar na luta, você fica ouvindo as pessoas e pensa: meu Deus! É surreal, mas consegui focar e minha técnica falava para ter calma que iria dar certo e foi muito legal. Estou muito feliz”, compartilhou a emocionada campeã pan-americana Samanta Soares.

Contratempos na Competição Infelizmente, nem tudo foram flores para o judô brasileiro em Santiago. O atleta Daniel Cargnin enfrentará um período de recuperação após sofrer uma lesão no tornozelo esquerdo. Após exames, foi confirmada a fratura e a necessidade de uma intervenção cirúrgica que será realizada assim que Cargnin retornar ao Brasil.

O incidente ocorreu durante a semifinal da categoria até 73kg, prova que teve a vitória do também brasileiro Gabriel Falcão. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), todos os procedimentos necessários estão sendo tomados para garantir a melhor recuperação possível para o judoca.