A divisão de luxo da BYD, Denza, iniciou as operações no Brasil com a confirmação de dois modelos para o mercado nacional: o Denza Z9 GT e o Denza B5. O anúncio foi feito em evento para a imprensa na noite desta terça-feira (18).
Denza Z9 GT: desempenho e design
O Denza Z9 GT é uma perua de alto desempenho com 965 cv de potência e 97 kgfm de torque, segundo dados divulgados pela montadora na China. Suas dimensões são 5,23 metros de comprimento, 1,99 metros de largura, 1,50 metros de altura e 3,13 metros de distância entre-eixos.
O design se destaca pelos faróis afilados na dianteira e lanternas horizontais na traseira. A marca informa que o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, desempenho similar aos de modelos de luxo como o Porsche 911 GT3.
A autonomia do Denza Z9 GT, de acordo com o padrão chinês, é de 630 km. É importante ressaltar que a medição de autonomia no Brasil é realizada pelo Inmetro, utilizando uma metodologia diferente. O carro possui uma bateria de 100,1 kWh, uma das maiores disponíveis no mercado. Para comparação, o BYD Dolphin Plus tem bateria de 60 kWh e autonomia de 330 km no ciclo brasileiro.
Denza B5: SUV com vocação off-road
O outro modelo confirmado é o Denza B5, um SUV que compete com veículos como GWM Tank 300, Jeep Wrangler Rubicon e Land Rover Defender. Este será o primeiro SUV da marca com capacidade para uso off-road.
Os preços dos veículos ainda não foram divulgados.
A história da Denza remonta a 15 anos, com uma parceria inicial com a Mercedes-Benz. O nome Denza é um acrônimo para: Diverse (diverso), Elegance (elegância), Novel (novo), Zenith (apogeu) e Aspirational (aspiracional).
“A Denza surgiu de uma parceria com a Mercedes-Benz e será apresentada ao público no Salão do Automóvel. É uma marca que une sofisticação, elegância e tecnologia”, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD e diretor comercial e marketing da BYD Auto.
Baldy também destacou o potencial de produção nacional: “O objetivo da BYD é ter grande volume, enquanto o da Denza é conquistar o consumidor do mercado de luxo. Podemos produzir a Denza no Brasil, dependendo da aceitação do público. O Brasil é o país mais importante para a BYD fora da China.”










