Informação é com a gente!

02 de março de 2026

Informação é com a gente!

02 de março de 2026

Delicias inusitadas: culinarista prepara panetones de açaí com tapioca, tucumã, pirarucu e tacacá

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global

O panetone mais popular é o recheado com frutas secas, porém, outros sabores podem te surpreender

De origem italiana, o panetone se tornou um alimento famoso na época de Natal. O mais popular é o recheado com frutas secas e você pode encontrá-lo em qualquer mercado da cidade, mas com o passar do tempo, o panetone ganhou várias versões, como por exemplo, o chocotone. Em Manaus, a culinarista Inês Monteiro aproveita a fama da iguaria e o reinventa com sabores amazônicos.

Ainda na infância, Inês teve o primeiro contato com o universo dos doces. Aos 12 anos, ela começou a fazer as próprias receitas e decidiu comercializar na escola. Só que para alcançar um nível alto na cozinha, a culinarista se especializou. “O primeiro brigadeiro que fiz queimou e, infelizmente, precisei jogar fora, só que eu não desisti e fui criando minhas receitas”, contou.

Para ganhar espaço no mercado de trabalho, Inês buscou inspiração nos sabores da Amazônia. “A nossa região tem uma infinidade de frutas que precisam ser exploradas. Eu sou paraense, mas não tive a oportunidade de criar as receitas lá, foi no Amazonas que dei meus primeiros passos, logo, todas as minhas referências gastronômicas estão aqui”, destacou Inês.

Cupuaçu, açaí com tapioca, castanha, banana pacovã, tucumã, pirarucu e tacacá, esses são alguns dos sabores regionais que a culinarista misturou com o tradicional panetone. “Existem opções salgadas e doces das deliciais regionais. As pessoas adoram esses sabores diferentes, ou seja, querem conhecer e presentear seus entes queridos na época do Natal”, disse.

“Nunca julguem um livro pela capa”, alerta Inês. Ela contou ao Portal Amazônia que a maioria das pessoas tem contato apenas com o panetone industrializado, mas que existem processos que deixam o alimento mais suculento. “O segredo é o modo de preparo, por isso, que alguns panetones levam um maior tempo para ficarem prontos”, explicou.

Ficou curioso e quer conhecer o trabalho de Inês? Você pode acessar a página dela no Instagram ou entrar em contato através do número (92) 99312-8796.

Fonte: Portal Amazônia

Página inicial / Geral / Delicias inusitadas: culinarista prepara panetones de açaí com tapioca, tucumã, pirarucu e tacacá