Delegado Lucas solicita mais segurança no distrito de Surpresa

peixe-post-madeirao-48x48

Delegado Lucas solicita mais segurança no distrito de Surpresa

peixe-post-madeirao

O deputado estadual Delegado Lucas (PP) solicitou, por meio de indicação parlamentar, a disponibilização de policiamento ostensivo no distrito de Surpresa, localizado em Guajará-Mirim. O pedido foi encaminhado nesta semana à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Lucas visitou a comunidade no último fim de semana e, segundo ele, a população tem enfrentado uma sensação de insegurança pela falta de policiais na região, afetando assim a qualidade de vida e a prosperidade dos negócios. “Ter a presença da Polícia Militar no distrito com certeza vai afastar os indivíduos que estão considerando executar algum crime. Além disso, acredito que um policiamento ostensivo pode ajudar a fortalecer a relação entre a polícia e os moradores, promovendo a confiança e contribuindo para proporcionar o sentimento de se sentirem seguros em suas próprias casas”, afirma o deputado.

 

Margens

Surpresa se encontra a 200 quilômetros de distância de Guajará-Mirim, às margens do rio Mamoré, sendo acessível apenas por meio de barco ou avião. O distrito surgiu na década de 1920, com a chegada de famílias bolivianas e a formação de aldeias indígenas intermediada pela Diocese de Guajará-Mirim. O Incra emitiu títulos de propriedade em 1981-1982, mas desde então não emitiu mais. A população cresceu e enfrenta dificuldades devido à falta de títulos e à presença de extensas áreas de reserva.

Atualmente, Surpresa abastece Guajará-Mirim com peixe, bananas e farinha de mandioca, enquanto também impulsiona o crescimento na produção de café, milho, arroz e feijão.