Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Delegado Camargo pede fiscalização do Crea Rondônia por mais segurança da ponte do Rio Jamari

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

Preocupado com o avanço das rachaduras na cabeceira da recém-inaugurada ponte sobre o Rio Jamari em Alto Paraíso, que preocupam a população com relação à segurança da travessia, o deputado Delegado Camargo (Republicanos) protocolou na tarde desta terça-feira, 2, requerimento destinado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crearo), onde solicita adoção de providências de fiscalização na obra. O parlamentar também esteve na sede do Conselho, em Porto Velho, onde foi recebido pelo presidente Edison Rigoli, que imediatamente determinou o deslocamento de dois técnicos para a vistoria in loco.

 

Camargo pediu que os representantes do Crea promovam a averiguação sobre a regularidade dos responsáveis técnicos que assinaram a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa às atividades desenvolvidas na obra; realize inspeção técnica detalhada imediata na estrutura das cabeceiras para avaliar a extensão e a gravidade das rachaduras identificadas; promova investigação das causas subjacentes que levaram ao aparecimento das rachaduras, incluindo possíveis falhas no projeto, execução ou materiais utilizados; proceda estudo dos riscos potenciais, para a segurança dos usuários da ponte e para a integridade da estrutura, com base nos resultados da inspeção e análise; recomende medidas corretivas e preventivas a serem adotadas pela empresa responsável pela construção, visando a reparação dos danos e a prevenção de novas ocorrências; implemente um plano de fiscalização contínua e acompanhamento das ações corretivas, assegurando que todas as intervenções estejam em conformidade com as normas técnicas e de segurança aplicáveis, nos casos de construção e, por fim, realize uma vistoria técnica detalhada em toda a obra da ponte, incluindo toda a parte de concreto armado.

 

Para Camargo, a pressa em inaugurar a travessia no prazo estipulado, uma vez que a obra levou quase seis anos para ser executada, levou aos problemas de fissuras e risco de desbarrancamento, uma vez que visivelmente o aterro inserido para fazer a cabeceira não recebeu o tratamento de compactação necessário e, sem o muro de contenção lateral, ficou a mercê da chuva e da água do rio, que ao se elevar, acabou gerando os danos.

 

“Esperamos que o governo e a empresa responsável pela obra façam o reparo o mais breve possível e cumpram com todas as medidas de segurança para evitar o desmoronamento. Nosso chamamento para que o Crea participe na inspeção e na orientação para o respeito às normas técnicas da obra se dá pela preocupação que temos com a população. Precisamos ter certeza que não teremos mais incidentes nesta obra, que demorou tanto tempo para ser executada, gastou muito dinheiro público e com menos de dois meses da inauguração, já apresenta problemas. Estamos falando não só de dinheiro público, mas de preservação de patrimônio e especialmente de vidas”, disse o deputado.

Página inicial / Infraestrutura / Delegado Camargo pede fiscalização do Crea Rondônia por mais segurança da ponte do Rio Jamari