O governador de Rondônia, Daniel Pereira, sancionou na sexta-feira (30) lei que cria a Delegacia de Polícia Civil de Alto Paraíso como ação estratégica de expansão e fortalecimento da segurança pública. A solenidade de inauguração da delegacia está programada para às 9h do dia 7.
A iniciativa considera a necessidade de policiamento ostensivo e de investigação criminal no município. ‘‘Alto Paraíso tem registrado aumento de casos de violência e o governador desde o nosso primeiro encontro mostrou a preocupação em criar condições para enfrentar esse problema’’, avalia a prefeita, Helma Amorim.
‘‘É um satisfação poder fazer isso porque essa demanda da delegacia é muito antiga e é preciso registrar que só está sendo possível atendê-la devido à participação direta da comunidade, inclusive destacando o trabalho do padre Leylson, que preparou o prédio e fez um trabalho com a comunidade e assim quando a comunidade, prefeitura e estado se juntam, e cada um faz a sua parte, atingimos grandes resultados’’, considera o governador.
Criminalidade
‘‘A criação dessa delegacia é extremamente importante porque o município tem um alto índice de criminalidade. É uma área de garimpo com vários problemas e para a Polícia Civil essa delegacia significa um avanço’’, afirma a diretora-geral da Polícia Civil, Valquíria Manfroi, que também destacou que na mesma reunião o governador assinou o decreto que regulamenta as atribuições da Corregedoria-Geral da Polícia Civil. Para ela, a medida volta a fortalecer o órgão, que é disciplinador, orientador e educativo.











