O Carnailha, segunda maior festa cultural de Parintins (AM), anunciou os homenageados da edição de 2026. Entre eles, destaca-se David Assayag, reconhecido nacionalmente como a voz inconfundível do Boi Garantido e um dos principais nomes do Festival Folclórico de Parintins.
O bloco Chitara da Chapada, do grupo Irreverente, será o responsável por celebrar a trajetória de Assayag com o tema ‘Folias do Rei David – O Canto de Ouro na Realeza da Chapada’. A escolha se justifica não apenas pela sua importância nos bois-bumbás, mas também por sua longa relação com o Carnailha, onde é considerado um dos fundadores do bloco.
Nascido em Parintins em 1969, David Assayag iniciou sua trajetória musical ainda na infância e, na década de 1980, atuou como vocalista e backing vocal do Boi Caprichoso em gravações de estúdio. Em 1991, estreou como levantador de toadas no Boi Garantido, mas foi em 1995 que se consagrou com a interpretação de ‘Lamento de Raça’, de Emerson Maia.
Assayag também é conhecido pelo sucesso ‘Vermelho’, de Chico da Silva, em parceria com Fafá de Belém, que se tornou um clássico do Carnaval Amazônico. Após um período no Boi Caprichoso, retornou ao Garantido em 2020, onde continua a emocionar o público com sua voz marcante.

“Temos uma história na Chapada e depois de muito resistir aceitei a homenagem e o convite do bloco que cresceu muito. Vamos resgatar esse título para a Chitara”, afirmou o cantor, demonstrando entusiasmo com a honra.
Com informações do Portal Amazônia.











