//

Cursos de aperfeiçoamento reforçam conhecimento e ações desenvolvidas pelos policiais penais de Rondônia

peixe-post-madeirao-48x48

Cursos de aperfeiçoamento reforçam conhecimento e ações desenvolvidas pelos policiais penais de Rondônia

peixe-post-madeirao

Objetivo é manter a força penal atualizada em todos os setores, para que as atividades laborais sejam realizadas de forma segura, eficiente e ágil

O projeto de capacitação para o Sistema Penitenciário do governo de Rondônia, executado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) visa o aprimoramento dos servidores penais do estado. De janeiro a junho deste ano, 70 cursos de aperfeiçoamento foram aplicados com direcionamento aos setores administrativo, legislativo e operacional do sistema, com a certificação de 1.726 servidores penais. O objetivo é manter a força penal atualizada em todos os setores, para que as atividades laborais sejam realizadas de forma segura, eficiente e ágil.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha informou que, “para ampliar a oferta de cursos, foi investido o valor de R$ 139.723,96 (cento e trinta e nove mil, setecentos e vinte e três reais e noventa e seis centavos) na reforma e entrega de cinco salas para capacitações teóricas, e um tatame para treinos específicos. São ações do governo do estado voltadas para o setor para que os policiais penais estejam cada vez mais preparados para desenvolverem suas atividades.”   

Todo material gráfico é produzido pela Esep

A diretora da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), Vanessa Krause ressaltou sobre todo o percurso que a escola atravessou para que as qualificações acontecessem em maior número, e de forma simultânea, em diversos municípios de Rondônia.  “Foi um longo período de estudo de logística, e começamos com turmas pequenas, apenas com projetores para espelhar o material educacional. Após os investimentos do governo, confeccionamos cartilhas, temos tatame para aulas práticas, e inúmeros materiais para exercícios táticos. Nosso objetivo continua o mesmo, crescer!”

O secretário-adjunto da Sejus, Ebenezer Moreira evidenciou sobre o quão específica são as capacitações. “Os temas ofertados atingem todas as engrenagens do sistema penal, isso reflete diretamente na forma como os servidores desenvolvem suas atividades. Alcançamos  2.357 certificações durante todo o ano de 2023, e nossa expectativa é de finalizar 2024 com um aumento considerável desse quantitativo”, pontuou.

Dentre os aprimoramentos ofertados pela Esep, com aproveitamento de professores de diversos setores da parte administrativa e operacional da Sejus, são ministrados cursos envolvendo a legislação, como o da Lei Complementar N° 1.102, de 26 de outubro de 2021, que organiza a Polícia Penal; Operador de Bastão Pr 24; Libras Módulo I e II; Sobrevivência Policial, voltado ao setor jurídico e administrativo; Armamento e Tiro – C.A.T; Espingarda Calibre 12, entre outros. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Cursos de aperfeiçoamento reforçam conhecimento e ações desenvolvidas pelos policiais penais de Rondônia apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.