A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e em parceria com o Senac, lançou nesta quarta-feira (14) o Curso de Condutor de Pesca Esportiva, no distrito de Ji-Paraná.
A pesca esportiva é o principal atrativo turístico do município de Porto Velho e a procura por essa atividade vem crescendo nos últimos anos. A entrega do curso à população é resultado do Plano de Qualificação para a Cadeia Produtiva do Turismo, desenvolvido pela Semdestur, por meio do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur).
O curso tem carga horária de 30 horas, vai capacitar 20 profissionais da área e tem previsão de início em fevereiro de 2023. A capacitação busca profissionalizar aqueles condutores de embarcações que já atuam na região de Jaci-Paraná, garantindo segurança e atendimento de qualidade ao turista.
“Essa gestão tem trabalhado arduamente para preparar, catalogar e organizar os principais pontos turísticos da nossa capital e nossos distritos, fazendo com que Porto Velho tenha sim o turismo receptivo. Criamos os circuitos e as rotas e estamos, há algum tempo, capacitando todo o trade, como os taxistas, e agora, finalmente, os piloteiros de pesca esportiva. É o turismo de pesca esportiva crescendo cada vez mais na nossa região”, ressaltou a titular da Semdestur, Glayce Bezerra.
Economia
O início do curso representa, também, o fomento à economia no distrito de Jaci-Paraná, pois a pesca esportiva traz consigo os turistas que se hospedam em hotéis e pousadas, consomem em restaurantes e bares da região. A população local passa a valorizar mais essa atividade, pois toda a economia local é beneficiada.











