A iniciativa visa promover a ressocialização por meio da qualificação profissional de reeducandos
Em mais uma iniciativa de ressocialização por meio da educação e da qualificação profissional, o governo de Rondônia iniciou, no dia 14 de julho, o curso de Agricultura Orgânica destinado aos internos do regime semiaberto da Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro, em Porto Velho.
A capacitação, realizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), conta com a participação de cerca de 15 reeducandos e terá duração aproximada de 40 dias, totalizando 160 horas de carga horária total. As aulas são ministradas pela professora Carla Menezes, do quadro de instrutores do Idep, e realizadas dentro da própria unidade prisional, combinando conteúdos teóricos e práticos. Além disso, cada aluno recebeu um kit com material didático.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou o papel do estado em proporcionar meios para a reinserção social. “Através da educação oferecemos uma oportunidade de mudança para essas pessoas que estão em fase de reconstrução. A capacitação profissional dentro das unidades prisionais é um investimento em segurança pública, dignidade humana e desenvolvimento”, evidenciou.
REINSERÇÃO SOCIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO
Segundo o coordenador de projetos da Sejus, Rodrigo Lins, o curso tem o objetivo de fortalecer as atividades agrícolas da unidade, promovendo conhecimentos técnicos sobre produção orgânica, incluindo tipos de solo, adubação, legislação e o cenário da agricultura orgânica no Brasil e em Rondônia. Também aborda o papel dos pequenos agricultores no mercado local, com foco na sustentabilidade. “Os internos que concluírem o curso com 100% de frequência receberão certificados e uma bolsa auxílio financiada pelo governo federal,” pontuou.
Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, a qualificação dos internos é uma das estratégias mais eficazes para promover a ressocialização e romper o ciclo da reincidência criminal. “Ao oferecer um curso como este, estamos proporcionando dignidade e preparando essas pessoas para o mercado de trabalho”, finalizou.
O post Curso de agricultura orgânica capacita reeducandos em Porto Velho apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.