Vilhena: Com milhares de fotos já digitalizadas, Museu da Imagem tem parceria do Ifro

peixe-post-madeirao

Vilhena: Com milhares de fotos já digitalizadas, Museu da Imagem tem parceria do Ifro

peixe-post-madeirao
Museu da Imagem de Vilhena (2)

A história de Vilhena poderá ser consultada pela internet através de fotos históricas digitalizadas em alta qualidade a partir do dia 23 de novembro, aniversário de 44 anos do município. Através do Museu da Imagem de Vilhena (MIV), milhares de fotografias antigas estão sendo digitalizadas em iniciativa da Prefeitura de Vilhena com parceria do Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

Coordenado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o projeto vai funcionar em um site público com mecanismo de busca simples que permita aos usuários encontrar facilmente imagens históricas de Vilhena. “Há muitas iniciativas particulares e coletivas na cidade de resgate histórico e já entramos em contato com elas para agregarmos esses acervos também ao MIV. A proposta do site é permitir que o usuário digite ‘Major’, por exemplo, e apareçam todas as fotos da avenida, divididas por ano ou eventos. É um mecanismo de busca que outras ações ainda não têm e que está sendo programado pela equipe de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Ifro. Inclusive, o site terá inteligência artificial de reconhecimento facial”, explica Herbert Weil, secretário municipal de Comunicação.

Emenda

A digitalização conta com o apoio do então vereador Rafael Maziero, que destinou emenda impositiva para a compra de um scanner óptico ainda em 2020, que é utilizado pela Fundação Cultural de Vilhena (FCV). Já no Ifro, os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas já realizaram a digitalização de mais de 4 mil fotografias, sob a supervisão do professor Juliano Fischer Naves. 

O diretor do Ifro, Aremilson Elias de Oliveira, acompanha o processo e destaca a importância da parceria da instituição de ensino com o poder público. “O Ifro nunca teve tantos projetos e ações conjuntas com a Prefeitura como agora. Ficamos felizes em poder contribuir para a comunidade através do conhecimento e dos trabalhos que desenvolvemos aqui. Essa é a função da escola, formar cidadãos que melhorem o mundo”, assegura. O site é desenvolvido na Fábrica de Software, que é um Programa de Extensão do campus de Vilhena do Ifro