Sesc RO promove exposição sobre Memória e Corpo em Porto Velho

peixe-post-madeirao

Sesc RO promove exposição sobre Memória e Corpo em Porto Velho

peixe-post-madeirao
Déba Viana Tacana

Será aberta no próximo dia 27, às 18h, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a exposição de artes visuais “Mover Dilúvios/Kayary em Decanto”, de autoria da ceramista rondoniense Déba Tacana. Promovido pelo Serviço Social do Comércio – Sesc Rondônia, o evento faz parte do projeto Exposição de Artes Visuais – Centro, que compreende ações destinadas à criação, produção, difusão e preservação de manifestações dessa linguagem com intuito de democratizar o acesso a esse tipo de programação, contribuir com a formação de público, além de dar espaço para artistas visuais e produtores culturais. 

A exposição Mover Dilúvios apresentará as obras da artista Déba Tacana que, por meio do saber ancestral da cerâmica, fala sobre a memória do Rio Madeira, os corpos visíveis e invisíveis que nele se movem e habitam. O conceito poético da exposição abordará o espaço dos rios e cidades amazônicas a partir de pesquisas desenvolvidas no campo das artes visuais, arqueologia, patrimônio e memória de Rondônia

As obras ficarão expostas na Casa de Cultura Ivan Marrocos até o dia 30 de setembro, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h30; e aos sábados das 9h às 14h. A entrada é gratuita. 

SOBRE A ARTISTA

Déba Viana Tacana é ceramista, nasceu em território de dispersões e encontros, nas fronteiras entre Brasil e Bolívia. Vinda do estado de Rondônia, tem origens indígena e cigana. Como artista visual, investiga na permanência dos corpos cerâmicos memórias que dizem de outras dimensões para entender território e etnicidade. A “luz que anda”, presente em territórios indígenas entre Andes e Sertões, Amazônia e Pampas, é também corpo que demarca território, sendo trazido nas investigações poéticas da artista com a cerâmica.

Serviço: Abertura da exposição Mover Dilúvios/ Kayary em Decanto

Quando? 27 de agosto, sexta-feira, às 18h

Onde? Casa de Cultura Ivan Marrocos, localizada na Avenida Carlos Gomes, 563, Caiari, Porto Velho – RO

Quanto? Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Realização: Serviço Social do Comércio – Sesc RO

Parceria: Governo do Estado de Rondônia por meio da Casa de Cultura Ivan Marrocos