Inovação no campo! Sistema ‘floating’ aumenta em 70% a produtividade de hortaliças em estufas no interior de SP
Hortaliças cultivadas em piscinas flutuantes crescem de forma uniforme e são colhidas para consumo direto.
A técnica de cultivo de hortaliças conhecida como floating, ou flutuante, tem permitido aumentar a produtividade e a qualidade da produção em estufas no interior de São Paulo. No sistema, as plantas crescem em piscinas gigantes cheias de água com nutrientes dissolvidos, o que se assemelha à hidroponia tradicional.
Vítor Marin, responsável pela produção, explica que são 18 tanques, medindo entre 50 e 65 metros de comprimento por 8 metros de largura, onde são cultivados cerca de 50 mil pés de diferentes variedades de alface e outras hortaliças. “São 18 tanques, medindo entre 50 e 65 metros de comprimento por 8 metros de largura, onde são cultivados cerca de 50 mil pés de diferentes variedades de alface e outras hortaliças”, detalha.
A oxigenação da água é feita com nano-bolhas, que favorecem o crescimento das plantas, e um sistema automatizado controla irrigação e cobertura das estufas. A produção mensal, utilizando o sistema floating, chega a 47 toneladas, representando 70% do cultivo local. Somando-se à produção das estufas hidropônicas tradicionais, o total atinge 75 toneladas.
Segundo Vítor, a técnica é eficiente e gera economia, embora o formato tradicional continue sendo adotado em parte da propriedade, por se adequar melhor às condições de investimento. “A técnica é eficiente e gera economia, embora o formato tradicional continue sendo adotado em parte da propriedade, por se adequar melhor às condições de investimento”, afirma.
Veja a reportagem exibida no programa em 28/12/2025:
Sistema floating aumenta produtividade de hortaliças em estufas
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Com informações do G1










