Durante reunião no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes teve a oportunidade de conhecer em primeira mão, dois projetos de grande relevância para o estado. Diretores e gestores dos polos do IFRO em Rondônia apresentaram à parlamentar as iniciativas Saber Viver: Gestão e Monitoramento do Saneamento Básico e Terra Fértil, ambas voltadas para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população local.
Cristiane Lopes ficou entusiasmada por conhecer esses projetos e destacou a importância de ações que possam transformar a realidade das comunidades. “Estou muito feliz por estar aqui no IFRO, conhecendo de perto projetos que têm o potencial de fazer uma diferença significativa na vida das pessoas. Estou à disposição para somar e ansiosa para ver esses projetos em execução”.
Monitoramento
O Projeto Saber Viver busca aprimorar a gestão e o monitoramento do saneamento básico nas comunidades, uma necessidade urgente para garantir a saúde e qualidade de vida da população. Já o Projeto Terra Fértil foi elaborado com o objetivo de apoiar pequenos agricultores, fortalecendo a agricultura familiar e impulsionando o desenvolvimento rural em Rondônia.
Além de conhecer os projetos apresentados pelo IFRO, Cristiane Lopes também falou sobre o Projeto PCD + Mães Atípicas, uma iniciativa inédita no Brasil que conta com uma emenda parlamentar de 3,3 milhões. O projeto visa oferecer um conjunto de ações voltadas para pessoas com deficiência (PCD) e mães atípicas em Rondônia. “Este é um projeto que me enche de orgulho, pois atende a um segmento da população que sempre foi invisível para a sociedade”.