
Dados exclusivos foram divulgados pelo Monitor de Violência do G1. Dos mortos pela pandemia no estado, 6 eram da Civil e 2 da PM. Quase 350 policiais militares e civis do AP foram afastados do trabalho devido Covid-19
A Covid-19 provocou somente no ano passado o afastamento de quase 350 policiais no Amapá e, destes, 8 morreram pela doença. A saída temporária do trabalho atingiu 7,78% do total de servidores na ativa das corporações, entre polícia Civil e Militar (PM), que soma 4.424 profissionais.
Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo do G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Com 200 mortes em 23 dias, abril é o mês com mais óbitos pela Covid-19 no Amapá
Amapá supera 1.500 mortes pela Covid-19 e famílias tentam se reconstruir na pandemia
Covid-19: subtenente que passou 45 dias na UTI é um dos primeiros militares vacinados no Amapá
O projeto Monitor de Violência coletou as informações nas corporações e nas secretarias de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal. Confira os dados:
Polícia Civil
Efetivo: 1.253
Afastados: 224 (17,8% do total)
Mortes: 6
Polícia Militar
Efetivo: 3.171
Afastados: 120 (3,78% do total)
Mortes: 2
Rubem José dos Santos Júnior foi um dos pioneiros salvamentos feitos pelo GTA
Arquivo Pessoal
Entre as vidas levadas pela Covid-19, está o caso do ex-piloto do Grupo Tático Aéreo (GTA), Rubem José dos Santos Júnior. Ele atuou por cerca de 32 anos na Polícia Civil e foi um dos veteranos do GTA.
Em 2021, os comandos policiais do estado tentam reestabelecer a rotina das corporações após o início da vacinação dos agentes de segurança. Os servidores começaram a tomar as doses no início de abril e seguem com a vacinação por ordem de prioridade.
De acordo com o governo estadual, a previsão é que sejam sempre reservadas pelo menos 6% das doses de vacinas enviadas ao Amapá para as forças de segurança e salvamento.
Profissionais de segurança pública e salvamento recebendo primeira dose de vacina contra a Covid-19, no Amapá, em 4 de abril de 2021
Rafaela Bittencourt
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:











