Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Secretaria de Saúde de Porto Velho, o Corujão da Saúde tem desafogado o serviço de emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital.
Pensado para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Corujão – de segunda a sexta-feira, das 18h à meia-noite, nas unidades Hamilton Gondim, na zona Leste, e Manoel Amorim de Matos, na zona Sul – prioriza casos de baixa complexidade, como gripes persistentes, tosse, febre, dores musculares e de cabeça. A demanda é atendida por triagem, com prioridade para os casos mais urgentes.
Quem aprovou a iniciativa foi a diarista Jaqueline da Silva, avó da pequena Kayllyne Sampaio, de 8 anos. “É a segunda vez que venho aqui à noite e sou bem atendida. Minha neta estava com febre, dor de cabeça e garganta inflamada. Fomos direto para a triagem, em seguida para o médico, e agora já estamos na farmácia retirando o medicamento”.
De acordo com a enfermeira Priscila das Neves, responsável técnica pelo Corujão da Saúde na unidade Manoel Amorim de Matos, o atendimento noturno teve início no dia 1 de maio e registra, em média, 30 a 40 pacientes por noite. Outra novidade é a sala de vacinação, que passou a funcionar todas as segundas-feiras, das 18h à meia-noite, com vacinas de rotina, como gripe e atualização da caderneta.
ENDEREÇOS:
Manoel Amorim de Matos – localizada na rua Angico, nº 5030, bairro Cohab, zona Sul de Porto Velho.
Hamilton Gondim – localizada na av. José Amador dos Reis, S/N, bairro Tancredo Neves, zona Leste de Porto Velho.