
Polícia Civil descartou relação entre os casos ocorridos na Zona Rural do município de Calçoene. Perícia irá indicar causa da morte Paulo Roberto dos Santos, de 68 anos. Delegacia de Polícia de Calçoene
Batalhão Força Tática/Divulgação
O corpo de Paulo Roberto dos Santos, de 68 anos, foi encontrado no sábado (24) no Rio Asa Aberta em Calçoene, município no Norte do Amapá – mesma região em que dois adolescentes desapareceram há 18 dias.
Segundo o delegado Niury Relry, da Delegacia de Polícia (DP) de Calçoene, ainda não se sabe o que causou a morte do idoso, mas foi descartada relação com o sumiço dos meninos.
“Totalmente nenhuma relação [com o sumiço dos adolescentes]. Ele [o idoso] foi encontrado no sentido oposto, mais de 40 quilômetros distantes da onde são feitas as buscas pelos meninos. Não tem nada relacionado”, afirmou.
O Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes) informou que o cadáver estava com um baque na cabeça. O caso foi registrado por volta de 11h de sábado.
“Somente com exame necroscópico [para descobrir a causa da morte], mas informações preliminares da perícia não há indícios de crime. Provável morte natural”, detalhou o delegado.
Ainda de acordo com a corporação, o corpo foi encontrado pelos próprios familiares em um balneário, cerca de 10 quilômetros distante da sede do município. A Polícia Técnico-Científica (Politec) realizou a remoção do cadáver.
Adolescentes sumidos há 18 dias
Bombeiros realizam buscas em área alagada em floresta no Norte do Amapá
CBM/Divulgação
As buscas pelos adolescentes Renato Siqueira de Jesus, de 13 anos e Fabrício Oliveira Barbosa, de 14 anos, continuam em região de floresta. A dupla desapareceu após sair para apanhar açaí numa área de mata na Zona Rural de Calçoene e não retornou.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a área de buscas foi ampliada na sexta-feira (23). A equipe, que conta com mais de 50 profissionais, enfrenta dificuldades como o mau tempo, áreas alagadas e de díficil acesso, além da mata fechada.
Segundo o major José Marcelo Guedes, responsável pelo comando das buscas, as dificuldades prejudicam o avanço das equipes na área de mata do município, a 374 quilômetros de Macapá.
“Para qualquer operação de busca trata-se de fatores que afetam na velocidade de progressão das equipes que precisam contornar esses obstáculos. Mesmo desses obstáculos, estamos decididos a concluir nosso objetivo”, afirmou.
Buscas por adolescentes desaprecidos em Calçoene
COE-Bope/Divulgação
Possíveis rastros dos meninos foram encontrados pelos militares na segunda-feira (19). Um dos grupos de buscas também observou outros sinais, como galhos quebrados e palha preta, na quinta-feira (22).
Além do CBM, participam da operação de resgate a Guarda Florestal, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Unidade K9 da Civil, Companhia de Operações Especiais (COE), Exército Brasileiro, Grupamento Tático Aéreo (GTA) e voluntários.
Passeio sem retorno
Fabrício Oliveira Barbosa e Renato Siqueira de Jesus estão desaparecidos
Reprodução
De acordo com familiares, os adolescentes estavam a passeio pela 1ª vez na região conhecida como Rio Verde. A área de onde sumiram fica cerca de 2,5 quilômetros distante de onde eles estavam acampados, informou o CBM.
Ainda segundo a família, a dupla saiu do local por volta das 9h de quinta-feira (8) para apanhar açaí. Por volta das 13h do mesmo dia, a mãe de Renato ficou preocupada quando percebeu que o filho não retornou para o almoço.
Até o momento, foi encontrada apenas uma cadela que estava no mesmo acampamento que os adolescentes. A mãe de Fabrício disse que o animal não pertence a nenhum dos garotos.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:











