Informação é com a gente!

04 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

04 de fevereiro de 2026

Corá x Jabá: Vereadores brigam em sessão extraordinária no último dia 03

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Na última Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Cacoal, dia 03 de Outubro, mais um “barraco” para a conta da atual mesa diretora, foi contabilizado. O atual presidente Valdomiro Corá (Corazinho), após ameaçar assinar convênio com a Polícia de Militar de Rondônia – PM/RO – para calar e mandar retirar a força do plenário vereadores que não obedecessem suas ordens, exaltado abandou a Sessão e chamou o vereador Jabá Moreira para porrada.

Ao que parece o Projeto de Lei Aprovado, que gerou muitos comentários na comunidade cacoalense por autorizar o Presidente da Câmara Corazinho firmar convênio com a PM-RO para policiais militares fazerem a segurança de vereadores, finalmente tem seu motivo esclarecido. Durante a referida Sessão Extraordinária o vereador presidente Corazinho declarou que Policiais Militares serão usados para fazer calar vereadores que não obedecerem a suas ordens durante as Sessões e retirados a força do plenário pela força policial com ordem do Presidente.

Presidente da Câmara, segundo Jabá, o chamou para a briga

Ainda durante a Sessão, o presidente abandonou a mesa e chamou o vereador Jabá Moreira para brigar na rua. “Vamo lá pra fora vereador! Vamo lá fora!” e saiu do plenário. A vice-presidente vereadora Maria Simões teve que encerrar os trabalhos sem que fosse concluída a votação de todos os Projetos.

Para alguns vereadores, servidores da Câmara e parcela da população, ficou claro que o vereador Corazinho não consegue conduzir o Poder Legislativo com o devido decoro e ainda quer que a PM-RO trabalhe para atender às suas vontades arbitrárias com o dinheiro do povo, inclusive ameaçando determinar que Policiais Militares retirem vereadores e populares que se manifestarem durante as sessões legislativas.

O vereador Jabá afirmou que votou contra o projeto de lei que autoriza o Presidente da Câmara usar Policiais Militares durante as sessões, porque os policiais militares já recebem seus salários para fazer a segurança da população de modo geral, em situações de anormalidade de ordem pública e outros. Ele afirma também que o Termo de Cooperação diz que a Câmara Municipal irá remunerar os policiais que estiverem prestando serviço no recinto. Por fim, Jabá argumenta que esses servidores da Lei que estiverem em serviço na Casa legislativa, estarão de folga da Corporação Militar Estadual.
“Ou seja, o vereador Corazinho está contratando a PM-RO para sua guarda pessoal e pagando com dinheiro do município”, conclui o vereador.

Página inicial / Política / Corá x Jabá: Vereadores brigam em sessão extraordinária no último dia 03