A COP30 chegou a Belém (PA) este mês, trazendo a atenção do mundo para a Amazônia e as mudanças climáticas. A cidade espera receber mais de 50 mil pessoas durante as duas semanas do evento, segundo o Ministério do Turismo. Mas, além de participar das discussões importantes, os visitantes podem aproveitar para conhecer um pouco da rica cultura e dos pontos turísticos da capital paraense.
Belém oferece diversas opções para todos os gostos, com programações que celebram a história, a versatilidade e a efervescência cultural da região. Separamos três lugares que você não pode deixar de visitar:
Estação das Docas
Inaugurada em 2000, a Estação das Docas se tornou um dos principais cartões postais de Belém. O espaço revitalizado congrega gastronomia, cultura, moda e eventos, tudo na orla do antigo porto. Com restaurantes, bares, lojas de artesanato e uma vista privilegiada do rio, a Estação das Docas é um ponto de encontro para moradores e turistas.
Mercado Ver-o-Peso
Um dos maiores símbolos de Belém, o Mercado Ver-o-Peso é a maior feira aberta da América Latina. Com uma variedade impressionante de produtos amazônicos, como ervas medicinais, peixes frescos, frutas exóticas e artesanato local, o mercado atrai visitantes de todo o mundo. O complexo, com seus 25 mil m², abriga construções históricas como o Mercado de Carne, a Praça do Relógio e a Ladeira do Castelo.
Museu Goeldi
Fundado em 1866, o Museu Paraense Emílio Goeldi é um centro de pesquisa científica e de divulgação do conhecimento sobre a Amazônia. O museu abriga um acervo rico em espécimes animais e vegetais, além de exposições sobre a cultura e a história da região. O Parque Zoobotânico, o primeiro do gênero no Brasil, é um atrativo à parte, com diversas espécies da fauna e da flora amazônica. Durante a COP30, o Museu Goeldi também será palco de algumas ações e eventos.
E aí, curtiu as dicas? Belém tem muito mais a oferecer! Qual outro lugar você acha que não pode faltar nesta lista?










