Dentre 128 inscritos, Porto Velho foi um dos cinco contemplados pela Controladoria Geral da União (CGU), com o compartilhamento do Sistema de Gestão de Auditoria Interna (e-Aud), após preencher todos os critérios de avaliação. O novo sistema vai eliminar o uso de papel nas auditorias e ainda está em fase de implantação.
“O papel está com os dias contados na Controladoria do Município, com a chegada desse novo sistema, que vai permitir acesso em tempo real. Por exemplo, se estivermos fazendo uma auditoria em determinada secretaria, o gestor daquela pasta vai ter acesso ao andamento desse trabalho, com as recomendações e respostas sendo inseridas dentro do sistema. Terá prazos formais, mas será tudo operacionalizado sem papel”, explicou o controlador-geral adjunto, Jonhy Milson.
Cumprir meta
Ele informou ainda que “já iniciamos a apresentação e temos que cumprir a meta de inserir pelo menos três auditorias no sistema, ainda neste ano. É mais fácil de operacionalizar e deverá ser liberado para uso no final de agosto”.
Com a aplicação desse novo sistema, as Controladorias obterão mais qualidade na entrega de seus relatórios, bem como um melhor controle das ações realizadas pelos auditores e a garantia de agregação de valor aos objetivos traçados pela gestão municipal. O sistema é oferecido gratuitamente e integra, em uma única plataforma, todo o processo de auditoria desde o planejamento das ações de controle até o monitoramento das recomendações.