Controladora realiza palestra sobre implantação do Siafic

peixe-post-madeirao

Controladora realiza palestra sobre implantação do Siafic

peixe-post-madeirao
PALESTRA PATRÍCIA COSTA (3)

A controladora-geral do município de Ji-Paraná, Patrícia Margarida Oliveira Costa, participou, na quinta-feira (23), do IV Congresso de Gestão Pública, realizado em Ji-Paraná, pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O tema da palestra foi “Os Desafios da Gestão Pública Municipal na Implantação do Siafic”.

O Siafic é o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle. Ele é um software único e integrado de contabilidade que deve ser adotado pela área pública.

“O Siafic é obrigatório e deve ser implantado a partir de janeiro de 2023. E a gente está no meio do curso de implantação do sistema que vai integrar todas as unidades da administração pública. No âmbito do município, vamos ter o mesmo sistema para as prefeituras, câmaras e autarquias”, afirmou Patrícia Costa.

Na palestra, ela explicou que o sistema é amplo e vai integrar as informações contábeis, financeiras e de controle. Patrícia destacou que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), editada em 2000, já trazia a necessidade de instalar o Siafic. “Esse é o nosso último momento”, alertou. O Decreto nº 10.540 estabelece que todo o sistema esteja unificado, a partir de janeiro.