Nesta sexta, (05), a partir da iniciativa da deputada federal Mariana Carvalho, se discutirá se os aumentos da energia elétrica em Rondônia, considerados abusivos, podem ser revogados através de um decreto legislativo da Câmara Federal. Audiência pública para tratar do tema está marcada para a manhã de sexta-feira na Assembleia Legislativa. Deve levar muita gente para discutir o assunto. Mas, em enquanto isso, o que vale mesmo são as decisões da Aneel, que não dependem da aprovação de ninguém, a não ser dela mesma.
Deboche
E a agência que controla os preços da energia já decidiu: neste mês de julho, a conta de luz virá com acréscimo. Soa como deboche, num momento em que toda a comunidade rondoniense protesta contra o que está pagando à Energisa; quando a Justiça Federal do Acre já cancelou o reajuste e mandou devolver aos consumidor valores cobrados a mais e quando se debate intensamente o tema. Pois para a Aneel, não tem papo!
A conta virá com acréscimo da já famigerada “tarja amarela” (calma! Ainda tem a “tarja vermelha”, que é bem pior), mais uma forma rebuscada, cheia de termos técnicos e enrolações, para avançar, ainda mais fundo, no bolso do consumidor.








