05 de outubro de 2024

Consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024 começa hoje

peixe-post-madeirao

Cerca de 511 mil contribuintes vão receber R$ 1,03 bilhão

A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (23), a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. A partir das 10h, cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física poderão verificar se estão entre os contemplados. Este lote também inclui restituições de anos anteriores.

Quem tem prioridade?

Do total de R$ 1,03 bilhão que será pago, cerca de 40% vai para contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e profissionais cuja principal fonte de renda seja o magistério. Em função das enchentes no Rio Grande do Sul, moradores da região que regularizaram suas declarações em julho também têm prioridade.

No último mês, mais de 47 mil contribuintes gaúchos receberam suas restituições. Para este lote, são 86.570 contribuintes do Rio Grande do Sul que constam na lista. Além deles, 75.686 pessoas entre 60 e 79 anos, 23.180 profissionais da educação e 6.731 pessoas com deficiência ou doenças graves também estão entre os prioritários.

Pix facilita restituição

Desde o ano passado, quem informa a chave Pix vinculada ao CPF na declaração tem prioridade no recebimento da restituição. Nesta rodada, 201.381 contribuintes se beneficiaram dessa opção. Aqueles que não forneceram a chave Pix ou não se enquadram nas prioridades somam 106.289 pessoas.

Como consultar a restituição?

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar no aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones.

O pagamento será realizado em 30 de setembro, diretamente na conta bancária ou chave Pix informada na declaração. Se o valor não for creditado por algum motivo, como conta desativada, o montante ficará disponível para retirada por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em outra conta pelo Portal BB ou pelos telefones da Central de Relacionamento.

Caso a restituição não seja resgatada após um ano, o cidadão deverá solicitar o valor no portal e-CAC, acessando a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.