As obras do sistema de esgotamento sanitário em Ji-Paraná já são realidade. Os trabalhos de construção das oito lagoas de tratamento de esgoto seguem em fase de movimentação de terra, em uma área de mais de 50 hectares.
As obras são oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e desde 2019 foram, gradativamente, destravadas pelo Governo de Rondônia, sob gerência da Secretaria de Obras e Serviços Públicos – Seosp.
A execução dos serviços iniciou em março deste ano e, aos poucos, está ganhando forma. De acordo com o gerente de Engenharia, Infraestrutura da Seosp em Ji-Paraná, Naare Corrêa Silva, os serviços em execução na área, consistem no corte, que é a escavação para a construção das lagoas. “Além disso, é feito o transporte para outro local, ainda dentro da área, que serve de aterro em volta de uma outra lagoa. Ou seja, todo o material extraído é aproveitado”, detalhou.
O gerente explanou ainda sobre os trabalhos nas etapas de toda a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município. “O sistema de esgoto engloba toda a parte de captação do esgoto sanitário nos bairros até a chegada na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, onde ocorre o processo de tratamento desse material, até o seu lançamento no rio. Ou seja, uma obra completa que vem para beneficiar e promover saúde pública para os jiparanaeneses”, destacou.
CENÁRIO ATUAL – A obra segue com o avanço de 24,36% de execução feita, o que representa um investimento de R$ 36.200 milhões, já aplicados na obra. Todo o Sistema de Esgotamento Sanitário está orçado em R$ 148 milhões, que serão convertidos em grande benefício à população, oriundos de recursos do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado.