Atenção para o meio ambiente! O projeto Consciência Limpa chegou a Rio Branco (AC) com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da preservação da natureza, especialmente do Igarapé São Francisco.
Realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), o projeto foca em moradores das comunidades que vivem às margens do igarapé, um importante curso d’água que corta a cidade. A ideia é mostrar como as ações do dia a dia podem afetar o meio ambiente e incentivar práticas mais sustentáveis.
O Igarapé São Francisco, com 20 km de extensão, é uma sub-bacia do rio Acre e a maior da área urbana de Rio Branco. Ele é fundamental para a região, mas sofre com problemas como o acúmulo de lixo e o descarte inadequado de resíduos.
Entre os dias 27 e 29 de novembro, serão realizadas diversas atividades, como palestras sobre a importância da preservação, um dia de conscientização com ações educativas e a criação do Pelotão Mirim Ambiental, uma iniciativa lúdica e divertida para ensinar crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
O Consciência Limpa surgiu em 2004 como resposta ao crescente problema do lixo na Amazônia, que ameaça a biodiversidade e a saúde das comunidades. Em 2023 e 2024, Rio Branco enfrentou graves enchentes, incluindo o transbordamento do Igarapé São Francisco, que afetou centenas de famílias e causou muitos transtornos.
Por isso, o projeto busca conscientizar a população sobre a necessidade de preservar e recuperar o igarapé. A expectativa é que as ações impactem cerca de 100 pessoas, que se tornem multiplicadores de boas práticas e defensores do meio ambiente.
A iniciativa também conta com campanhas publicitárias na TV, rádio, internet e plataformas digitais do Grupo Rede Amazônica, com foco em temas como a preservação dos igarapés, o descarte correto de lixo e a proteção dos recursos hídricos. Serão exibidos ainda dois vídeos curtos sobre a biodiversidade dos rios amazônicos e ações práticas de sustentabilidade nas comunidades.
“Levar o Consciência Limpa a Rio Branco é um passo importante no nosso compromisso com a educação ambiental na Amazônia. O Igarapé São Francisco tem uma história rica e enfrenta desafios que precisam ser superados juntos. Queremos que as pessoas se sintam parte desse processo, adotando hábitos sustentáveis e protegendo o lugar onde vivem”, afirma Mariane Cavalcante, diretora institucional da FRAM.
O projeto Consciência Limpa conta com o apoio da Energisa, Catraia Soluções Ambientais, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura de Rio Branco.











