18 de outubro de 2024

Conquista de Rondonia: Café, Tambaqui e Cacau Recebem Selo de Indicação Geográfica

Os produtos de Rondônia, reconhecidos pelo INPI, ganham destaque com características únicas e garantia de qualidade.

Rondônia celebra o reconhecimento de três produtos com o selo de Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): o café Robusta Amazônico da região ‘Matas de Rondônia’, o tambaqui do ‘Vale do Jamari’ e o cacau. A distinção é concedida a produtos que possuem características exclusivas de sua origem geográfica.

Entendendo a IG:

A Indicação Geográfica é atribuída a produtos ou serviços que têm uma origem geográfica específica, destacando suas particularidades da região em que são produzidos. No caso rondoniense, o café, o tambaqui e o cacau são reconhecidos por suas qualidades únicas provenientes do estado.

Café Robusta Amazônico:

O café, originário da região ‘Matas de Rondônia’, é cultivado em 15 municípios, resultando em grãos robustos amazônicos com perfis sensoriais de doce, chocolate, amadeirado, frutado, especiarias, raiz e herbal, segundo o INPI.

Tambaqui do Vale do Jamari:

O tambaqui, produzido em 11 municípios do ‘Vale do Jamari’, destaca Rondônia como líder na produção de peixes nativos no Brasil. O INPI ressalta suas características como carne branca, textura tenra, firme, macia, suculenta, de sabor marcante e peculiar.

Cacau com Sabor Rondoniense:

O cacau, que abrange todos os 52 municípios do estado, é reconhecido por seu sabor inconfundível e uma gordura de qualidade diferenciada para a produção de alimentos achocolatados, conforme descreve o INPI.

Impactos da Conquista:

A obtenção do selo de IG implica na valorização desses produtos, agregando qualidade e destacando-os no mercado. Consumidores poderão desfrutar de produtos de excelência, como exemplificado pelo cacau, cujo cultivo com base nos protocolos de IG proporciona um chocolate de alta qualidade.

Essa conquista não apenas enaltece a produção local, mas também eleva a competitividade no mercado, permitindo aos produtores comercializarem a preços mais atrativos, especialmente para empresas de chocolate.