Mais uma comunidade de Ariquemes foi contemplada com um parquinho fabricado com madeira apreendida, destinada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-RO), por meio da vara de execuções penais da comarca de Ariquemes, produz os brinquedos com mão-de obra de apenados do regime semi-aberto, a custo zero para o município.
Composto por gangorras, balanços e escorregadores, os playgrounds já foram instalados em oito praças e no Parque Botânico da Cidade. Mobiliários como mesas e bancos também são fabricados através dos projetos “Construindo a Liberdade” e “Mãos que transformam”, os quais além de ressocializar os apenados, profissionalizados em marcenaria por um servidor da SEMA, promovem bem – estar e opções de lazer para a população de Ariquemes, revitalizando praças e áreas verdes.
A próxima a receber um kit com os brinquedos será o Distrito Bom Futuro. Vale ressaltar que além da instalação, voltada para as crianças, praças como a do setor 11, por exemplo, também receberam equipamentos de academia ao ar livre, que possibilita a execução de mais de 20 exercícios, além de internet wi-fi gratuita disponibilizada para as praças Manoel Martins, no setor 09, e Quero-Quero, Jardim Europa. “São iniciativas voltadas para estimular a visitação das famílias nestes espaços, evitando a frequência de usuários de drogas, de maneira que a segurança e o entretenimento sejam promovidos no município”, concluiu Silane Guedes, secretária da Sema