Conheça Histórias Inusitadas por Trás dos Nomes de Bairros em Porto Velho

peixe-post-madeirao-48x48

Conheça Histórias Inusitadas por Trás dos Nomes de Bairros em Porto Velho

peixe-post-madeirao

De “Pedacinho de Chão” a “Arigolândia”: a trajetória e curiosidades de bairros emblemáticos da capital rondoniense

Em Porto Velho, Rondônia, alguns bairros carregam em seus nomes histórias peculiares e repletas de referências ao passado. Um destes é o charmoso Pedacinho de Chão. Lá pelos anos 70, a necessidade de uma nova avenida, a Norte e Sul, levou à criação deste bairro. A avenida começava na Pinheiro Machado e terminava no quartel do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), hoje conhecida como Avenida Rogério Weber.

As famílias que residiam no trajeto foram realocadas para um novo bairro, batizado de Pedacinho de Chão, em uma clara homenagem a uma popular novela da Rede Globo que era transmitida na época.

“Então falaram pra os moradores que os levariam para uma terra legalizada e documentada onde eles teriam o pedaço de chão de deles”, relembra o economista e historiador Anísio Gorayeb.

Já o bairro Caiari, ostenta o título de mais antigo da região e surgiu como o primeiro conjunto habitacional do Brasil. A iniciativa veio do primeiro governador do Território Federal do Guaporé, Aluísio Ferreira, que também liderou a nacionalização da Ferrovia Madeira-Mamoré.

“Aluísio era diretor da Estrada de Ferro e tinha a intenção de construir o conjunto com casas em alto padrão de luxo para que morassem os diretores, engenheiros e administradores da Madeira-Mamoré”, compartilha Gorayeb.

No bairro Triângulo, o nome é uma ode à história da cidade. Com a chegada da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o trem precisava entrar em um triângulo para virar a locomotiva e assim conseguir retornar ao trajeto. Uma ação simples que deixou sua marca na geografia local.

Arigolândia é outro bairro que tem uma narrativa singular. Durante a 2ª Guerra Mundial, Porto Velho recebeu muitos soldados da borracha, muitos deles nordestinos, apelidados de “arigós”. A região próxima ao Rio Madeira, onde se estabeleceram, acabou ganhando o nome de Arigolândia.

Ruas e Avenidas Segundo Gorayeb, as grandes obras que moldaram Porto Velho foram executadas pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que definiu o traçado da cidade com ruas retas, facilitando a locomoção.

A Avenida Sete de Setembro, antes conhecida como Rua do Comércio, e a Avenida Presidente Dutra, chamada de Rua Divisória, são frutos desse período inicial da cidade. Outros bairros com nomes intrigantes incluem o bairro da Lagoa, situado em uma região propensa a alagamentos, com ruas nomeadas em homenagem a diferentes espécies de peixes, e o bairro Marechal Rondon, onde as ruas levam nomes de minérios.