18 de abril de 2024

Conferência em Cacoal coloca em debate os rumos para educação

peixe-post-madeirao-48x48

Conferência em Cacoal coloca em debate os rumos para educação

peixe-post-madeirao

Propostas e metas para a educação nos próximos anos foram alguns dos assuntos discutidos na Conferência Municipal de Educação, realizada no auditório da Faculdade Unesc, em Cacoal, na última quinta.
A prefeita Glaucione Rodrigues lembrou que as conferências precisam ser respeitadas e necessitam de apoio de toda comunidade. “Elas são de grande relevância para os avanços dos serviços públicos. No caso da educação, temos cerca de sete mil alunos na rede municipal de ensino e, é por causa deles que estamos aqui nesta conferência discutindo ações que serão inclusas as políticas educacionais. No entanto, precisamos ter os pés no chão e colocarmos neste plano ações que teremos condições de executar para depois não frustrar as expectativas”, ponderou.

Glaucione também ressaltou que apesar das dificuldades, a população pode comemorar alguns avanços na área da educação executadas pela atual gestão. “No meu entendimento necessitamos de cursos continuados. Nesta parte eu reconheço que precisamos melhorar bastante ainda. Já na parte de infraestrutura em 2017 conseguimos avançar consideravelmente”, lembrou.

Entre os pontos destacados pela prefeita está a melhora no transporte escolar; climatização das escolas, apenas as que apresentam falhas na rede elétrica não receberam o benefício, mas já estão sendo licitada. Também foram adquiridos 40% de cadeiras novas, computadores e refrigeradores. Ainda foram construídas secretarias para sete das 10 escolas rurais.

A promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, foi uma das palestrantes na conferência, e durante sua fala frisou o esforço da administração municipal para o avanço das políticas públicas voltadas para educação no município. “A gente percebe um empenho da atual gestão com o setor. Pode não ser no ritmo que esperamos, mas este esforço deve ser reconhecido”, apontou.

As propostas aprovadas na conferência municipal serão defendidas pelos delegados na fase estadual, e consequentemente na etapa nacional. Uma vez aprovadas, serão inclusas ao Plano Nacional de Educação e se transformarão em lei.