Orquidófilo Lainê Júnior mostra passo a passo e dá dicas sobre rega e ambiente para a planta. Quadro vai ao ar semanalmente no jornal Bom Dia Amazônia. Orquídea no quadro Conexão Verde do Bom Dia Amazônia em Rondônia
Reprodução/Rede Amazônica
Orquídeas floridas encantam a maioria das pessoas com sua exuberância, elegância e delicadeza. Mas, ao passar o período da floração, muitas vezes os donos não sabem o que fazer. Pode mudar o vaso? Quando mudar? Como? Para responder essas e outras perguntas, o orquidófilo Lainê Júnior, conversou com a equipe de reportagem do Conexão Verde.
Segundo o orquidófilo, o replantio deve acontecer quando o substrato está “vencido”, quando o espaço do vaso está pequeno e as raízes já dominam o espaço e estão do lado de fora, quando a planta não se desenvolve como deveria ou está doente.
Orquídea
Reprodução/Rede Amazônica
Ao se ganhar uma orquídea, caso o vaso seja de cerâmica ou madeira, a troca não precisa ser imediata. Se for de plástico, só é necessário tirar o substrato se vier algum tipo de musgo, pois no clima de Rondônia, se não prestar atenção, pode prejudicar a planta.
“No verão ele [o musgo] ajuda porque mantém úmido por mais tempo, mas no período de chuva ele segura muita água e começa a apodrecer, por isso é importante tirar”, explicou o especialista.
Lainê ensina o passo a passo desse transplantio. Veja no vídeo abaixo.
Conexão Verde mostra passo a passo para replantar orquídea
Para o replantio, pressione as laterais do vaso atual da orquídea e retire a planta. Solte todo o substrato da raiz (com os dedos mesmo). Limpe a raiz (pode passar em água corrente, água com água sanitária ou mergulhar em fungicida se preferir). Observe e com a tesoura, corte as raízes podres e as mais velhas.
“Quando você corta a raiz, ela entende que precisa recomeçar o processo para brotar e florir. Tirar a raiz velha é bom porque ela pode te atrapalhar lá na frente”, explica Lainê.
“Tem que ter cuidado para não rachar. Se rachar, perco o bulbo inteiro. Uma dica é partir o dente de alho, passar no corte para ser um fungicida natural. Lembrando que a canela em pós é apenas cicatrizante, não age contra fungos”, enfatiza.
Veja como cuidar de Orquídeas no quadro Conexão Verde
Reprodução/Rede Amazônica
Coloque no fundo do vaso as cascas de pinho. Se quiser acrescentar algo, pode ser pedaços pequenos de carvão ou mesmo de telha, tijolos. Apoie a planta no centro do vaso e complete as laterais com o restante das cascas. O ideal é que a a folha mais baixa tenha a base fixada cerca de 1 centímetro abaixo da borda. “O substrato é do entroncamento pra baixo. Não pode enterrar a orquídea porque apodrece”, diz.
Se a planta ficar “bamba”, é importante fixar com a ajuda de algum fixador que a mantenha firme para que em caso de vento ou outra situação, a planta não caia ou seja facilmente arrancada do local.
“Eu li que depois da jóia, o presente mais singelo e bonito é a orquídea, por toda a sua exuberância. E eu penso que temos que cultivar elas nesse pensamento, é algo único. Não tem como explicar você gostar de uma planta. Te faz bem, feliz,. E lidar com elas é maravilhoso”, reflete.
Veja mais vídeos
