Comunidade recebe orientação sobre os riscos das hepatites virais em ação do Julho Amarelo

peixe-post-madeirao

Comunidade recebe orientação sobre os riscos das hepatites virais em ação do Julho Amarelo

peixe-post-madeirao
PIT STOP JULHO AMARELO (5)

Nesta quinta-feira (28), foi realizado um pit-stop, pela Secretaria de Saúde (Semusa) de Ji-Paraná, para reforçar as ações da campanha Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais. A atividade aconteceu no cruzamento entre a avenida Marechal Rondon e a rua dos Mineiros, no bairro 2 de Abril.

Motoristas, motociclistas e pedestres que passaram pelo local, receberam preservativos e panfletos educativos para orientar sobre os cuidados, prevenção e diagnóstico precoce das hepatites B e C. A ação foi realizada em parceria entre o Departamento de Educação Permanente (DEP), Divisão de Vigilância Epidemiológica e Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“É uma ação que destacou a importância do diagnóstico precoce para o controle e tratamento da doença. As hepatites virais também podem ser evitadas com  prevenção, como a vacina para alguns tipos de vírus, o uso de preservativos e o não compartilhamento de objetos perfurocortantes”, alertou Débora Alencar Lucas Sampaio, diretora do DEP da Semusa.

Drogas

A hepatite é uma inflamação no fígado, provocada por vírus ou uso excessivo de medicamentos, álcool ou outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

A campanha Julho Amarelo é voltada para a conscientização das hepatites virais, inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D (Delta) e E.