O Tribunal de Justiça de Rondônia promoveu, na terça-feira (10), reunião de trabalho para tratar do Ranking da Transparência, um dos critérios de avaliação do Prêmio CNJ de Qualidade 2026. O encontro integrou a agenda de planejamento institucional voltada ao fortalecimento da governança e da transparência ativa no âmbito do Judiciário rondoniense, diretrizes do Plano de Gestão da Presidência do Biênio 2026-2027.
Participaram da reunião a coordenadora do Prêmio CNJ de Qualidade no TJRO, juíza auxiliar da Presidência Cláudia Mara Faleiros Fernandes, e o juiz auxiliar da Presidência Johnny Gustavo Clemes, além de servidoras e servidores de todas as áreas envolvidas. A coordenação do Prêmio CNJ e das Metas Nacionais reforçou a importância do alinhamento entre as unidades administrativas para assegurar o cumprimento integral dos princípios da publicidade e da transparência, e, por conseguinte, dos requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Planejamento e alinhamento institucional
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para garantir o controle social e a transparência ativa, ampla e acessível, bem como para atender os itens que compõem o Ranking da Transparência 2026, com foco na organização das informações disponibilizadas no portal institucional e no aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e avaliação.
A reunião teve como objetivo aprimorar as informações disponibilizadas no Portal da Transparência, além de definir plano de ação para assegurar o cumprimento dos critérios avaliativos. Também foram identificados pontos sensíveis que demandam ajustes ou aperfeiçoamentos e estabelecido cronograma interno de verificação prévia, reduzindo riscos de inconsistências formais que possam impactar a pontuação final.
Compromisso com a transparência
O Ranking da Transparência avalia a qualidade, a clareza e a disponibilidade das informações prestadas pelos tribunais e conselhos à sociedade, especialmente quanto a dados administrativos, financeiros, contratuais e estatísticos. A iniciativa estimula boas práticas de gestão pública e reforça os princípios constitucionais.
Ao promover o alinhamento estratégico e técnico sobre o tema, o TJRO reforça seu compromisso com a transparência institucional, a prestação de contas e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população. A mobilização das áreas responsáveis e o acompanhamento sistemático das ações serão determinantes para potencializar a transparência e o desempenho da Justiça de Rondônia, consolidando a cultura de integridade e governança no Poder Judiciário estadual.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJRO [link original]












