Foi inaugurado em Rolim de Moura o Complexo de Treinamento Bombeiro Mirim Terezinha de Jesus Bayma Valle, um projeto fundamental para resgatar a cidadania e o civismo entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O evento aconteceu no dia 27 e marca mais uma iniciativa apoiada pelos recursos destinados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT – RO/AC), que, juntos, investiram cerca de R$ 2 milhões para sua realização.
Com o Complexo de Treinamento, o Corpo de Bombeiros Militar visa resgatar a cidadania e o civismo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na região conhecida como Zona da Mata, constituída pelos municípios de Nova Brasilândia d’ Oeste, Novo Horizonte do Oeste,Santa Luzia d’ Oeste, Alta Floresta d’ Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Rolim de Moura.
Autoridades – O evento contou com a participação de diversas autoridades, como a Coronel BM Daniele Cristina, Chefe do Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, e o juiz da Vara do Trabalho de Rolim de Moura, José Roberto Coelho Mendes Júnior, além de representantes do Ministério Público do Estado de Rondônia, da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Rolim de Moura.
Cadastro – O projeto Bombeiro Mirim foi apresentado e, após inscrição no Cadastro de órgãos e entidades para destinação de recursos do MPT, foi homologado pela Vara do Trabalho de Rolim de Moura, pelo juiz do trabalho José Roberto Coelho Mendes Júnior. Durante a solenidade, o juiz destacou a importância de projetos como este para a transformação social: “Investir em crianças e adolescentes é investir no futuro da nossa sociedade. O apoio da Justiça do Trabalho e do MPT demonstra o compromisso dessas instituições com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. É através da educação, inclusão e conscientização social, ambiental e cultural que podemos promover uma mudança real e duradoura na sociedade”, afirmou o juiz.
O novo Complexo de Treinamento Bombeiro Mirim foi batizado com o nome de Terezinha de Jesus Bayma Valle, uma homenagem a uma personalidade reconhecida por seu compromisso com o desenvolvimento social em Rondônia e região Norte.
Parceria – O evento também marcou a passagem de comando do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, reforçando a parceria entre as instituições envolvidas no projeto.