19 de setembro de 2024

Comitiva de RO solicita ao Ministro da Saúde liberação recursos para combate a Hepatites Virais

peixe-post-madeirao-48x48

Comitiva de RO solicita ao Ministro da Saúde liberação recursos para combate a Hepatites Virais

peixe-post-madeirao

Últimas notícias

O presidente da APHRO – Associação dos Portadores de Hepatites do Estado de Rondônia, Eudes Brasil em parceria com a SEMUSA, com apoio do médico infectologista e pesquisador Mauro Tada diretor do CEPEM, Pesquisador da malaria e hepatite virais e Ex deputado federal Carlos magno, se reuniram em Brasilia, na tarde do dia (08/08/2018) com o Ministro da Saúde Gilberto Occhi para tratar sobre o pedido dos EQUIPAMENTOS E MOVEIS no valor de R$ 3.350.000,00(três milhões e trezentos cinqüenta mil reais) para atender os ambulatórios de hepatite e malaria em Porto Velho .
A emenda parlamentar no valor de R$ 2.800.000,00 (dois milhões e oitocentos mil reais), foi requisitada em 2013 com finalidade para construção dos ambulatórios, somente em agosto do correte ano que se iniciara a obra pois ficou no ministério, esperando definição através de projetos. Segundo o médico Mauro Tada, o projeto original, que previa seis (06) ambulatórios para a hepatite foi modificado para contemplar, agora, com as necessidades atuais, um público maior de pacientes.
O projeto atual, entregue ao ministro, e para equipar os seis ambulatórios, porém, serão distribuídos de forma diferente: 02 para o tratamento da hepatite crônica; 01 pra tratamento da leishmaniose; 01 para malária; 01 para doenças transmitidas por fungos e 01 para pesquisa de febres.
O projeto prevê o mobiliário completo para os módulos. Além disso, esclareceu Mauro Tada, que com o montante ainda serão montados dois laboratórios completos. Um para microbiologia e outra para virologia.
Eudes Brasil elogiou e agradeceu ao ex-deputado Carlos Magno, pelo seu empenho para assegurar essa emendas de quando era deputado federal, para melhorar as condições de tratamento e pesquisa da hepatite crônica, que foi o autor de emenda em 2013 para essa finalidade.
Eudes também agradeceu o empenho do Dr. Mauro Tada diretor do CEPEM, que tem se dedicado ao tratamento da hepatite e malaria causadora de tantas mortes no estado de Rondônia, que vem trabalhando há anos com doenças infecciosas em Rondônia tendo assim elaborado o projetos de equipamentos que foram apresentados ao ministro.