O Governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod) reforça a ativação do Comitê Permanente de Combate às Drogas, no âmbito da Rede Estadual de Ensino, como ferramenta importante de proteção aos alunos contra as drogas.
“Os alunos farão parte do comitê juntamente a gestores e professores da escola, eles poderão participar ativamente das ações que serão realizadas”, reforçou O presidente do Conepod, David Inácio dos Santos Filho.
Ele ressalta que o trabalho do Comitê é desenvolver, ao longo do ano letivo, atividades de conscientização quanto às consequências do uso de drogas e os danos causados aos usuários, tendo como público-alvo os alunos, familiares, professores, gestores e comunidade escolar.
O trabalho de sensibilização deverá ser feito por meio de apresentações culturais, concursos de frases, redação, artigos, vídeos, fotografias, confecção de cartilhas, entre outras atividades.
Responsabilidade
A assessora do Conepod, Vrauceia Cavalcante explica que, a coordenação das atividades conforme a Portaria nº 2019 de 25 de fevereiro de 2022, que institui o Comitê, é de responsabilidade da orientação; em conjunto à direção e supervisão escolar. As atividades deverão ser orientadas e supervisionadas pelas CREs e a fiscalização será feita pelo Conepod.