22 de janeiro de 2025

Com recorde de aprovação no Encceja PLL em 2024, governo de RO fortalece a ressocialização por meio da educação

peixe-post-madeirao

Rondônia registra crescimento expressivo no Encceja PPL, com 708 internos aprovados para o ensino fundamental e médio, em 2024

Com os avanços no processo de educação e reintegração social de reeducandos do sistema prisional de Rondônia, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) em 2024, bateu o recorde de inscritos e aprovados. Ao todo, 708 internos foram aprovados. Executado pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Gerência de Reinserção Social (Geres) e Núcleo de Educação à Pessoa Privada de Liberdade (Nuedu), o Encceja PPL oferece uma chance aos reeducandos conquistarem diplomas do ensino fundamental e médio, com o objetivo de promover sua reintegração social por meio da educação.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves, enfatizou a relevância da educação no processo de reintegração, “O aumento no número de inscritos e aprovados no Encceja PPL demonstra a força de nosso sistema de reinserção social, que se baseia na educação como principal ferramenta à ressocialização.”

ENCCEJA PLL

De 2022 a 2024, o número de aprovados no Encceja PPL aumentou 155,60%, conforme Inep

Em 2024, 3.183 internos se inscreveram para o exame, com 708 aprovados, sendo 418 no ensino fundamental e 290 no ensino médio, um crescimento expressivo em relação ao número registrado em 2023, que contou com 510 aprovados, e 2022, com 277. Essa expressiva evolução reflete os investimentos em educação dentro do sistema penitenciário e a ampliação do acesso à certificação de competências, dando novas oportunidades a pessoas privadas de liberdade.

O resultado se encontra no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, e está disponível na página do participante.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, enfatizou acerca da função da secretaria na implementação de programas de educação no sistema penitenciário. “Os números de 2024 refletem o trabalho que estamos desenvolvendo, o qual demonstra a eficácia das políticas públicas de reintegração social. A educação é uma ferramenta poderosa, que proporciona aos reeducandos não apenas uma nova chance, mas também mais confiança e condições de transformar suas vidas e contribuir de maneira positiva à sociedade.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Com recorde de aprovação no Encceja PLL em 2024, governo de RO fortalece a ressocialização por meio da educação apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.