Informação é com a gente!

05 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

05 de janeiro de 2026

Com ecopontos, Porto Velho incentiva a coleta seletiva solidária

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025

Com o objetivo de incentivar o descarte correto de resíduos e promover a reciclagem, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), adotou a coleta seletiva solidária no município, um projeto que estabelece a separação dos resíduos recicláveis e a destinação às cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

A iniciativa faz parte do programa do Plano Municipal de Saneamento Básico e, além de aumentar o índice de reciclagem na capital, fomenta a economia socioprodutiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, em cumprimento à Lei 12.305 de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para que a população faça a adesão ao projeto e colabore com o descarte, ecopontos estão sendo instalados em diversas zonas da cidade, especialmente em locais onde há grande concentração de condomínios residenciais. Segundo Ítalo Rodrigues, secretário adjunto da Semusb, cinco foram inaugurados até o momento, e outros cinco devem ser inseridos até o final deste mês. Confira abaixo a lista com os endereços.

“Esses ecopontos estão sendo colocados em lugares estratégicos, inicialmente com um foco em concentração onde tem muitos condomínios, áreas de condomínios residenciais urbanos. Uma vez que o intuito do projeto da coleta seletiva solidária, juntamente com esses ecopontos, é arrecadar a maior quantidade possível de materiais recicláveis e ofertar para a população do município uma possibilidade de ter essa cultura, essa prática mais sustentável, essa prática de descarte correto dos materiais”, explicou o secretário adjunto.

Ítalo Rodrigues explica que ecopontos estão sendo colocados em lugares estratégicos
Ítalo Rodrigues explica que ecopontos estão sendo colocados em lugares estratégicos

Atualmente, a Semusb trabalha com espaço para a coleta de plásticos e metais, a secretaria também envia materiais de papelão e papéis para as cooperativas e associações cadastradas na coleta seletiva solidária. Futuramente, segundo o adjunto, a expectativa é garantir a finalidade correta para o vidro. “Hoje o vidro é um material muito prejudicial ao meio ambiente e é uma das grandes barreiras que todos os municípios no brasil vêm enfrentando. E nós estamos em busca de solucionar esse problema aqui no município também”. 

 

Para incentivar a adesão do projeto em Porto Velho, a Semusb tem realizado reuniões com síndicos de condomínio e investido na educação ambiental. “Nós acreditamos muito na educação ambiental, e estamos colocando à disposição da população uma possibilidade de adequação às normas nacionais e municipais também. Agora nós vamos intensificar o trabalho de educação ambiental, buscar parcerias fora do município, até mesmo com o novo modelo de política pública, trazendo agentes sociais para integrar juntamente com o município essas boas práticas”, finalizou.

Ecopontos disponíveis em Porto Velho:

Praça CEU – rua Antônio Fraga Moreira, 1770, Bairro JK;
Espaço Alternativo – avenida Governador Jorge Teixeira;
EMEI Professora Ronilza Cordeiro Afonso Dias – rua João Paulo I, bairro Novo Horizonte;
Praça do Cohab – rua Carqueja, 2716, bairro Cohab;
Centro de Arte e Cultura Escolar Francisco Lázaro dos Santos (LAIO ) – rua Pau Ferro com rua Anari, bairro Castanheira.

Página inicial / Meio Ambiente / Com ecopontos, Porto Velho incentiva a coleta seletiva solidária