De 27 a 29 de setembro, 70 artesãos de Rondônia participaram da 3ª Feira Regional de Artesanato em Vilhena, o evento foi organizado pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Fundação Cultural de Vilhena e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A abertura foi às 9h do dia 27 no auditório da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (ACIV).
Uma grande estrutura de tendas foi montada na Praça Ângelo Spadari, localizada na Avenida Major Amarante, principal centro comercial de Vilhena para receber os expositores. Além da oportunidade de expor e comercializar o artesanato, os envolvidos puderam participar de palestras e oficinas de produção de flores com escamas de peixe.
Pela primeira vez em Rondônia, a artesã Tereza Júlio da Paraíba veio à Vilhena por meio do Sebrae promover oficinas de confecção de flores usando como matéria-prima escamas de peixes, que ela mesma trouxe. “É um artesanato em que eu chamo a escama de peixe de ‘a grande mãe’. Quem recorre a ela tem a possibilidade de ganhar, financeiramente, a dignidade e ajudar seu marido, seus filhos ou si própria, isso a escama de peixe nos proporciona”, ressaltou.
Uma das coordenadoras da feira, Hurby Santos, da Fundação Cultural de Vilhena avaliou como positiva a 3ª Feira Regional de Artesanato e destacou a importância das oficinas ministradas por Tereza.