A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que não há previsão para um novo Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2026. A expectativa do governo, segundo a ministra, é convocar os excedentes de concursos públicos já aprovados, incluindo a segunda edição do CNU.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, do CanalGov, Esther Dweck explicou que a convocação de excedentes já está prevista no orçamento para o próximo ano. “Não há previsão de um novo Concurso Público Nacional Unificado. O que está programado para 2026, já incluído no nosso orçamento, é a convocação de excedentes de diferentes concursos em andamento, incluindo a própria chamada da segunda edição do CNU”, afirmou.
Cronograma do CNU 2025
A primeira chamada dos aprovados na segunda edição do CNU está prevista para 20 de fevereiro, com três convocações distintas para confirmar o interesse dos candidatos nas vagas. A lista final deverá ser divulgada em 16 de março.
Em 2026, a expectativa é realizar a chamada para o CNU 2 e para outros concursos em aberto, como o da Polícia Federal (PF). Posteriormente, serão autorizadas as convocações de excedentes de processos seletivos já realizados. A ministra ressaltou que a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) é agora responsável pela execução do concurso, em conjunto com o Ministério da Gestão.
“Esse processo e o conhecimento de como aplicar a prova estará com a ENAP. Assim, em 2027, no próximo governo, haverá condições de realizar uma nova edição do Concurso Nacional Unificado, desde que haja autorização para novas vagas. Mas isso vai depender de quem estiver no comando e das definições do governo”, completou.
Detalhes do CNU 2025
O CNU 2025 conta com nove blocos temáticos, que agrupam as vagas por áreas de atuação semelhantes:
- Bloco 1: Seguridade Social
- Bloco 2: Cultura e Educação
- Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia
- Bloco 4: Engenharias e Arquitetura
- Bloco 5: Administração
- Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico
- Bloco 7: Justiça e Defesa
- Bloco 8: Intermediário – Saúde
- Bloco 9: Intermediário – Regulação
Os salários iniciais variam de R$ 4 mil a R$ 16 mil, dependendo do cargo e do nível de escolaridade.
Provas
A prova objetiva será aplicada em 5 de outubro de 2025, com questões comuns a todos os candidatos e perguntas específicas por bloco temático. A prova discursiva está prevista para 7 de dezembro de 2025, para os aprovados na primeira fase.
Para mais informações sobre o CNU 2025, consulte:











