O cartão de confirmação de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 já está disponível para impressão. O documento informa o local onde cada candidato realizará as provas objetivas, marcadas para o próximo domingo, 5 de outubro.
Como acessar o cartão:
O candidato deve acessar a página de inscrição: inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br, utilizando os dados da conta gov.br e acessando a Área do Candidato. O Ministério da Gestão e a FGV recomendam, embora não seja obrigatório, levar o cartão impresso no dia da prova para facilitar a localização da sala.
Sobre o concurso:
A seleção deste ano oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais que variam de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil. As provas serão aplicadas em 228 cidades de todo o país. Os candidatos foram alocados nos locais de prova de acordo com o CEP informado durante a inscrição.
O cartão de confirmação também apresenta o número definitivo de inscrição, os horários das provas e informações sobre atendimento especializado ou uso do nome social.
As provas:
A prova objetiva, de múltipla escolha, será realizada em 5 de outubro de 2025. Ela consistirá em questões comuns a todos os candidatos (língua portuguesa, raciocínio lógico e atualidades) e questões específicas, conforme o bloco temático escolhido. A prova discursiva, exclusiva para candidatos aprovados na primeira fase, será aplicada em 7 de dezembro de 2025.
Estrutura das provas:
- Nível Superior: 90 questões (30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos).
- Nível Intermediário: 68 questões (20 de conhecimentos gerais e 48 de conhecimentos específicos).
Na etapa discursiva:
- Nível Superior: 2 questões discursivas (das 13h às 18h – 5 horas).
- Nível Intermediário: 1 redação dissertativa-argumentativa (das 13h às 16h30 – 3h30).
Os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda que os candidatos cheguem com antecedência ao local da prova.
Vagas, blocos temáticos e políticas de cotas:
O CNU 2025 é regido por um único edital, com vagas distribuídas em nove blocos temáticos: Seguridade Social, Cultura e Educação, Ciências, Dados e Tecnologia, Engenharias e Arquitetura, Administração, Desenvolvimento Socioeconômico, Justiça e Defesa, Intermediário – Saúde e Intermediário – Regulação.
A nova edição estabelece regras mais rigorosas para a reserva de vagas destinadas a pessoas negras (25%), indígenas (3%), quilombolas (2%) e com deficiência (5%). Em caso de vagas insuficientes para o mínimo exigido, será realizado um sorteio para definir a reserva proporcional.
Além disso, haverá uma ação afirmativa para garantir a participação de mulheres na segunda fase do concurso. Se o percentual de candidatas classificadas for inferior a 50%, haverá uma equiparação para promover maior equilíbrio de gênero.
Cronograma:
- Prova objetiva: 5/10/2025 (das 13h às 18h)
- Convocação para prova discursiva: 12/11/2025
- Prova discursiva: 7/12/2025
- Divulgação da 1ª lista de classificação: 30/1/2026











