O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou e, posteriormente, corrigiu informações sobre a etapa de manifestação de interesse da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024.
Correção na divulgação
Inicialmente, o MGI divulgou resultados que foram posteriormente identificados como a classificação geral dos candidatos, e não a lista de espera. O ministério informou que os arquivos foram retificados e serão republicados, pedindo desculpas pelo ocorrido. A nova data de divulgação da lista correta ainda não foi informada.
De acordo com as informações iniciais, mais de 14 mil candidatos que estavam na lista de espera do CNU 2024 confirmaram o interesse em continuar na disputa por uma vaga no serviço público federal. Ao todo, 16,4 mil candidatos foram convocados para manifestar seu interesse entre 8 e 23 de setembro. Desse total, 14,4 mil responderam dentro do prazo, e 14,1 mil confirmaram o desejo de permanecer na disputa por pelo menos um cargo.
A quantidade de manifestações de interesse totalizou 39.165 registros, um número superior ao total de candidatos, pois cada um pode concorrer a múltiplas vagas simultaneamente. Por exemplo, um candidato na lista de espera de três cargos pode desistir de um e manter o interesse nos outros dois.
Os resultados foram organizados em oito tabelas, correspondentes aos oito blocos temáticos do concurso, que abrangem 173 cargos e especialidades de níveis médio e superior.
Candidatos que confirmaram o interesse permanecem habilitados para futuras convocações. Aqueles que declararam não ter interesse foram eliminados da disputa para o cargo específico. Candidatos que não se manifestaram dentro do prazo foram retirados das listas de espera, conforme as regras do edital. O ministério também informou que candidatos com ações judiciais notificadas após o início do prazo serão incluídos automaticamente na base da lista de espera.
Próximos passos
O MGI informou que esta etapa visa manter no processo apenas os candidatos realmente interessados, agilizando futuras convocações, nomeações e posses, incluindo a redistribuição de vagas remanescentes de outros concursos. O governo federal prevê uma nova chamada da primeira edição do CNU ainda em 2025 para preencher vagas remanescentes e novas oportunidades.
Para cargos que exigem curso de formação, a matrícula será realizada ainda este ano, com aulas programadas para o primeiro semestre de 2026. A partir da segunda edição do concurso (CNU 2025), a etapa de manifestação de interesse será realizada antes da homologação dos resultados.











